Home » » Candidatos à Reitoria da UFCG apresentam propostas em debate no campus sede,

Candidatos à Reitoria da UFCG apresentam propostas em debate no campus sede,


Próximo debate acontece no campus de Cuité na quinta-feira, dia 10

Com expressiva participação da comunidade acadêmica teve início na manhã desta terça-feira, dia 8, o ciclo de debates entre os candidatos à Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O encontro das quatro chapas concorrentes aconteceu no ginásio do campus sede e foi mediado pela Comissão Especial instituída pelo Colegiado Pleno para conduzir o processo de consulta.
O debate foi marcado por questionamentos e discussões sobre políticas de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão, recursos orçamentários e humanos; como também, posicionamentos a respeito da proposta de emenda constitucional que estabelecem teto para os gastos públicos pelos próximos vinte anos e a reforma do ensino médio.
O encontro dos candidatos marcado para essa quarta-feira, dia 9, no campus de Sumé, foi cancelado devido a ocupação do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) pelos estudantes, em manifestação contra medidas do governo federal. O próximo debate acontecerá na quinta, dia 10, às 9 horas, no Centro de Educação e Saúde (CES), campus de Cuité.

Estrutura dos debates
Os debates são constituídos de quatro blocos, com duração prevista de duas horas e meia, seguindo regras definidas pela comissão e representantes das candidaturas. "Pautados pela ética e decoro acadêmico, sem ofensas e com restrições à manifestação da plateia - vaias, torcidas organizadas ou qualquer ato que atrapalhe o bom andamento", ressalta o presidente da comissão especial, Manassés Agra.
No primeiro bloco, com 30 minutos de duração, os candidatos a reitor e a vice-reitor (por chapa) farão suas apresentações e um resumo das suas propostas (carta programa). No segundo, também com 30 minutos, as chapas farão perguntas entre si (sorteio) sobre temas acadêmicos livres - com réplica e tréplica. O terceiro bloco é destinado às perguntas da plenária (escritas), com tema acadêmico livre - sorteadas entre as chapas. O último bloco é destinado às considerações finais.
Confira aqui as regras:
Calendário
Dia 10: 9h, campus de Cuité, Auditório do Centro de Educação e Sáude (CES);
Dia 16: 9h, campus de Pombal, Auditório do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA);
19h, campus de Sousa, Auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS);
Dia 17: 9h, campus de Cajazeiras, Auditório do Centro de Formação de Professores (CFP);
19h, campus de Cajazeiras, Auditório do Centro de Formação de Professores (CFP);
Dia 22: 14h, campus de Patos, Auditório do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR);
Dia 23: 9h, campus de Campina Grande, Auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS);
Dia 24: 19h, campus de Campina Grande, Auditório José Farias da Nóbrega
Chapas
1 - UFCG: Experiente e Renovada (Vicemário Simões e Camilo Farias);
2 - Criar e Renovar: UFCG para Todos (Marcos Vinicius Lia Fook e Luciênio Teixeira)
3 - Muda UFCG (Rosilene Montenegro e Alecksandra Vieira),
4 - UFCG Novos Rumos (Kennedy Guedes e Luis Henrique Hermínio)

Eleição
A consulta para reitor e vice-reitor da UFCG será realizada no dia 30 de novembro. E, caso necessário, o segundo turno acontecerá no dia 14 de dezembro. O período de campanha oficial (realização de debates e reuniões públicas, entre outras ações regulamentadas pela comissão especial) se encerrará no dia 27 de novembro.
A homologação do resultado e a elaboração da lista tríplice pelo Colegiado Pleno, para encaminhamento ao Ministério da Educação (MEC), acontecerão, provavelmente (caso haja segundo turno), no dia 19 de dezembro. Os eleitos serão investidos nos cargos em fevereiro do próximo ano e administrarão a UFCG no quadriênio 2017-2020.
Proporcionalidade
O processo de escolha será realizada de forma proporcional, cabendo aos servidores docentes o peso de 70% e servidores técnico-administrativos e estudantes 15%, cada, seguindo a Lei das Diretrizes Básicas da Educação. O contingente "eleitoral" é de 17.471 alunos, 1.421 técnicos e 1.520 professores.


Ascom/UFCG - 
Compartilhe: :

0 comentários:

Postar um comentário