https://picasion.com/

Últimas Notícias

Indicadores apresentam resultados desfavoráveis a sustentabilidade no setor de mineração do município de Picuí.


O Desenvolvimento sustentável se configura como um modelo de desenvolvimento global que busca promover o equilíbrio entre as dimensões econômica, social e ambiental. Os indicadores de sustentabilidade por sua vez são ferramentas capazes de mensurar o nível de sustentabilidade, ou seja, se tratam de mecanismos que auxiliam as políticas publicas na investidura em ações para se chegar a um grau satisfatório de sustentabilidade. O objetivo deste artigo é analisar a situação da sustentabilidade no setor de mineração do município de Picuí-PB. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre os temas, desenvolvimento sustentável, indicadores de sustentabilidade no setor de mineração e sustentabilidade no setor de mineração. Em seguida foi realizada a coleta de dados, por meio de uma pesquisa de campo quantitativa, baseada no modelo ISM (Índice de sustentabilidade na mineração), com os garimpeiros que trabalham em torno da cidade. Verificou-se em relação às palavras de Vianna (2012), que apenas seis indicadores apresentaram resultados positivos e satisfatórios para a sustentabilidade na mineração do município em destaque e quinze indicadores negativos e insatisfatórios. 

Conclui-se, que a maioria dos indicadores que foram citados apresentaram resultados desfavoráveis para a sustentabilidade no setor de mineração do município.


BARROS, A. D. de. Análise da sustentabilidade no setor de mineração do município de Picuí - PB. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]

Nenhum comentário