https://picasion.com/

Últimas Notícias

PREOCUPANTE: Governo da PB perde prazo e mais de 53 mil agricultores podem ficar sem o Garantia Safra.


Os agricultores da Paraíba poderão ficar sem receber o benefício do Garantia Safra, um dos principais programas sociais voltados ao homem do campo. A ameaça se dá porque o Governo do Estado não pagou a contrapartida que é de sua obrigação dentro do prazo legal estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, que seria nesta segunda-feira, 21 de novembro.

A informação foi confirmada pelo consultor do programa Garantia Safra na Paraíba, Ranifábio Cavalcante de Macedo, e ratificada pelo coordenador do programa junto ao Governo da Paraíba, Alessandro Silva. Segundo este, o Governo do Estado ainda está esperando recursos da repatriação para quitar o débito, mas estimou que próxima  quinta-feira (24) pagará o aporte, mesmo fora do prazo.

Alessandro disse que mesmo atrasado, o pagamento será aceito pela Coordenação Nacional do Garantia Safra. Procurado pela reportagem, Ranifábio Cavalcante, que responde pelo MDA aqui no Estado, não garantiu essa informação e disse que apenas uma mudança na resolução por parte do MDA poderá aceitar esse aporte “fora de hora”.

O Governo do Estado e prefeituras paraibanas tiveram 6 meses para quitar seus aportes e mesmo com o pagamento da maioria dos municípios e dos próprios beneficiários, cerca de 53 mil agricultores paraibanos podem ficar sem o benefício.

Com o não pagamento pelo Estado em relação ao Garantia Safra deste ano, os municípios também ficarão impedidos de renovar o convênio do programa para a próxima safra, cujas inscrições já foram até realizadas.



De Olho no Cariri

Nenhum comentário