Procon e Proteste alertam sobre fraudes no comércio durante a Black Friday.
Na
próxima sexta-feira (25), estabelecimentos comercias e lojas virtuais vão
colocar à venda milhares de produtos com preços promocionais. É a Black Friday
(em português, sexta-feira negra), uma ação comercial criada nos Estados Unidos
e que vem ganhando a adesão dos empresários do Brasil nos últimos anos.
Entidades ligadas à defesa do consumidor, como os Procons e a Associação Brasileira
de Defesa do Consumidor (Proteste), alertam para possíveis propagandas
enganosas no período.
A
Proteste destaca que a Black Friday no Brasil é lembrada pelo grande número de
fraudes praticadas no comércio e pede cautela nas compras. A dica é para que o
consumidor não feche o negócio se notar que os descontos são enganosos e que o
anúncio de oferta não passa de um artifício para vender mais, o que é comum no
período, segundo a Proteste. A sugestão é fazer pesquisas em outras lojas para
ter certeza de que o preço é realmente promocional.
A
diretora do Procon Amazonas, Rosely Fernandes, alerta que as reclamações de
consumidores costumam aumentar em períodos de liquidações. “A empresa diz que
vai dar 70% de desconto quando, na realidade, ela estava praticando um preço
bem acima, para chegar no dia da promoção e ela baixar. É uma maquiagem de
preço que nós consumidores devemos boicotar e denunciar aos Procons para evitar
'o tudo pela metade do dobro'”, afirmou a diretora.
Rosely
Fernandes também orienta o consumidor a fazer uma pesquisa de preço antes de
adquirir o produto na Black Friday. “Tem que saber pesquisar. Pesquise uma ou
duas semanas antes, para quando chegar o dia da Black Friday comparar se
realmente houve a redução de preço, de modo que a gente não tenha a maquiagem”,
ressaltou.
Denúncias
Caso
o consumidor identifique práticas inadequadas, a orientação do Procon é que
busque seus direitos. O primeiro passo é procurar o gerente ou responsável pela
loja. Não havendo acordo, ele deve ir imediatamente a um Procon para fazer a
denúncia. Comerciantes que enganarem clientes podem ser notificados, autuados e
ter que pagar multa, pois de acordo com o Código de Defesa do Consumidor,
publicidade enganosa é crime. O responsável pode ser preso e pagar multa que
varia de R$ 200 a R$ 3 milhões, dependendo da infração e do porte da empresa.
Se
quiser mais esclarecimentos sobre como proceder em caso de fraudes, é possível
ter assistência e orientações pelos telefones 0800-201-3900 (para fixos) ou
(21) 3906-3900 (para celulares).
Lojas
virtuais
A
diretora do Procon Amazonas acredita que, devido à crise econômica, haverá
maior adesão este ano de lojas virtuais. Para ela, é importante que o
consumidor também consulte a procedência da empresa. “Tendo em vista que nem
todas as lojas presenciais vão participar, então as lojas pela internet vão
bombar. O consumidor tem que verificar a idoneidade desse site, as empresas que
estão há muito tempo no mercado, verificar se a empresa tem CNPJ, o nome do
dono, se tem endereço, se tem o famoso cadeadinho que denota a segurança do
site, comprar de sites que estejam hospedados dentro do nosso país e não no
exterior”, recomendou.
Outro
ponto importante é saber que as lojas virtuais são obrigadas por lei a oferecer
opção de devolução ou troca de produtos por até sete dias após a data da
compra. A Proteste alerta que esse procedimento pode ser burocrático e
demorado, portanto o ideal é que o consumidor pesquise bem sobre o produto
desejado antes de fazer a compra.
Pesquisas
De
acordo com pesquisa online feita com 10.400 participantes pela plataforma
online AondeConvem, 73% dos consumidores brasileiros pretendem aproveitar as
promoções da Black Friday para antecipar as compras de Natal, que costumam
pesar e acumular débitos no orçamento de dezembro.
Segundo
o levantamento, o desejo de compra do consumidor brasileiro segue em alta,
apesar da crise econômica. Noventa por cento dos entrevistados afirmaram que
pretendem fazer compras no período. Desses, 77% querem fazer compras pela
internet e 22% querem ir às lojas físicas.
Outra
pesquisa, feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgada na semana
passada, mostra que 69% dos consumidores brasileiros pretendem fazer compras na
promoção Black Friday e que parte dos consumidores (28%) só têm intenção de
fazer compras se os preços estiverem realmente convidativos.
Entre
os que compraram no ano passado, 45% declararam que pretendem comprar mais
produtos este ano do que em 2015. Em média, os consumidores pretendem comprar
entre três e quatro produtos e gastar cerca de R$ 1.426,13 – um aumento real de
31% em relação a 2015 (R$ 1.007,00, já descontada a inflação do período).
O
SPC Brasil entrevistou 828 consumidores de ambos os sexos, acima de 18 anos e de
todas as classes sociais nas 27 capitais brasileiras para identificar o
percentual de pessoas que pretendem comprar na Black Friday. Em um segundo
momento, a partir de uma amostra de 608 casos, foi investigado de forma
detalhada o comportamento do consumo, gerando um intervalo de confiança de 95%.
Maiana
Diniz e Bianca Paiva - Repórteres da Agência Brasil
Nenhum comentário