https://picasion.com/

Últimas Notícias

Paraíba é destaque no Selo Unicef como Estado que mais evoluiu no Selo Município Aprovado.


Trinta e dois municípios receberam, na manhã desta segunda-feira (1), na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, o Selo Unicef Município Aprovado no Semiárido, edição 2013-2016, por realizar ações integradas nas áreas de saúde, educação, proteção e assistência social para uma melhor qualidade de vida de crianças e adolescentes. Em termos proporcionais, a Paraíba foi o Estado que mais evoluiu em número de municípios premiados, saltando de 13 para 32.

Na ocasião, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), anunciou a entrega de kits de informática para os conselhos tutelares de todos os municípios premiados, como forma de incentivar ainda mais a busca por ações na área da criança e do adolescente.

“Na edição passada, o Governo do Estado entregou carro aos Conselhos Tutelares de 13 municípios que ganharam o Selo Unicef. Neste ano, apesar da crise, garantimos uma premiação simbólica que representa o nosso esforço e disposição com cada município vencedor, que ganhará um kit de informática com computador e impressora para fortalecer a Política Pública”, ressaltou a secretária do Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, que representou o governador Ricardo Coutinho no evento.

Compromisso – A secretária Cida Ramos destacou algumas ações do Governo que representam avanços na efetivação dos direitos de crianças e adolescentes. Ela citou também que o Desenvolvimento Humano na Paraíba apresentou um avanço significativo passando da faixa de médio para alto, de acordo com o estudo Radar IDHM, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com a Fundação João Pinheiro e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Ainda citou o Cofinanciamento Social do Governo com os municípios paraibanos para garantir a proteção social básica e especial.

Cida Ramos destacou também programas do Governo que fazem avançar a política da assistência, saúde e educação, entre eles o Programa Ciclo do Coração, que evita a morte prematura de crianças; o Programa de Intercâmbio Internacional Gira Mundo, em que 50 jovens e professores, todos de escolas públicas, estão no Canadá e na Finlândia; Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de morte (PPCAM) em que as vítimas são mantidas pelo Governo em outros estados, entre outros.

Avanço  – A gerente da Assistência Social da Sedh, Patrícia Oliveira, ressaltou que a Paraíba saiu de uma posição de 13 municípios premiados na edição anterior e passou para 32.

“Proporcionalmente, fomos o Estado que mais evoluiu com relação à quantidade de municípios premiados. A metodologia do Unicef é a elevação dos indicadores sociais para criança e adolescentes, são 21 ao todo e ganha o município que de 2013 a 2016 consegue atingir o melhoramento das políticas públicas. A Sedh foi apoiadora de todo o processo e ajudou na questão das capacitações, na presença nos municípios,  contribuindo para o bom resultado da Paraíba”, acrescentou.

Selo Unicef – Também foram contemplados com menção honrosa 33 municípios que promoveram melhorias em diversas áreas relacionadas às crianças e adolescentes. O coordenador da Unicef no Semiárido do Brasil, Robert Gass, destacou que para atingir a premiação os municípios trabalham muito e desenvolvem ações para atingir avanços na área da criança e adolescente. “São ações em diversas áreas como educação, contra exploração sexual, contra o trabalho infantil, para reduzir a evasão escolar e tivemos muitos progressos”, afirmou.

Entre os premiados está o município Bernardino Batista, que fica no Alto Sertão Paraibano, e desenvolveu o projeto “Cultura nas Escolas”, um recorte do Projeto Mais Educação, que hoje contempla 60 crianças e adolescentes na Escola João Pedro Júnior com atividades de desenho e cerâmica.

Os 32 municípios certificados com o Selo UNICEF Município Aprovado – Edição 2013-2016 no Estado da Paraíba:

Aparecida, Bananeiras, Bayeux, Bernardino Batista, Bom Jesus, Cabaceiras, Cabedelo, Campina Grande, Cubatí, Cuité, Damião, Dona Inês, Emas, Esperança, Frei Martinho, Juru, Lucena, Mogeiro, Monteiro, Nazarezinho, Nova Palmeira, Ouro Velho, Picuí, Pombal, Santa Helena, Santa Inês, Joca Claudino, São Francisco, São José dos Cordeiros, São Mamede, Solânea e Taperoá.


ascom

Nenhum comentário