https://picasion.com/

Últimas Notícias

Com presos novamente nos telhados, Alcaçuz tem 8º dia de motim.


Detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz voltaram a subir nos telhados dos pavilhões da unidade na manhã deste sábado (21), e mais uma vez é possível ver alguns deles fazendo uso de aparelhos celulares. Este é o 8º dia seguido de motim no maior presídio do Rio Grande do Norte – onde 26 detentos morreram durante uma rebelião no final de semana passado. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.

Ainda na noite da sexta e já no início desta manhã, caminhões e tratores chegaram à penitenciária. Também chegaram contêineres que serão usados para separar os presos rebelados. A ideia é evitar que as duas facções rivais que disputam o poder dentro da unidade voltem a se confrontar. Na quinta-feira (19), houve uma batalha campal. Muitos presos ficaram feridos e a PM confirma que há novos mortos.

A barreira a ser montada com containers, segundo o governo, é uma medida paliativa até que um muro definitivo seja construído dividindo os pavilhões 1, 2 e 3 (ocupados por membros do Sindicato do RN) dos pavilhões 4 e 5 (dominados pelo PCC).


Rebeliões
Nesta sexta-feira (20), em Natal, o ministro da Defesa Raul Jungmann disse que o governo federal não vai "admitir descontrole". Militares das Forças Armadas estão na capital potiguar para garantir a segurança nas ruas.

Ainda nesta sexta, cinco presos do PCC se negaram a sair de Alcaçuz para progressão do regime fechado para o semiaberto. Outros onze detentos foram levados de Alcaçuz para o Complexo Penal João Chaves, onde deverão cumprir o semiaberto. Nesta situação, eles passam o dia fora da unidade e só voltam para dormir. Um outro preso saiu pela porta da frente de Alcaçuz em cumprimento a um alvará de soltura.

Também na sexta, o Corpo de Bombeiros resgatou três presos que estavam feridos dentro da penitenciária.

Na noite da quarta-feira (18), na Penitenciária Estadual do Seridó, o Pereirão, em Caicó, cidade da região Seridó do estado, presos também se rebelaram. Durante intenso quebra-quebra e fogo dentro de um dos pavilhões, um preso foi assassinado. Outros sete detentos ficaram feridos.



G1

Nenhum comentário