Últimas Notícias

Segurança é reforçada na divisa da PB com RN após rebeliões em presídios.


Uma ação integrada entre os governos da Paraíba e do Rio Grande do Norte vai reforçar a segurança nas divisas entre os dois estados para o enfrentamento de ocorrências relacionadas ao Sistema Penitenciário. A decisão foi tomada após a rebelião em Alcaçuz, que deixou 26 mortos no último fim de semana. Na manhã desta segunda-feira (19), dois detentos que teriam fugido de Alcaçuz foram presos na Paraíba.

Segundo o secretário executivo da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, existe um planejamento operacional articulado, que envolve prevenção e repressão qualificadas, além da participação de todo o sistema de Inteligência estadual, que abrange inclusive o Sistema Penitenciário da Paraíba. 
O objetivo, segundo o secretário é identificar presos que estejam praticando delitos dentro e fora dos presídios, nesse caso, os detentos do regime semiaberto.

Jean Nunes também viajou nesta segunda-feira para Brasília, onde participa de uma reunião com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. “Há uma articulação entre as duas secretarias e os estados para antecipar ações de prevenção, além das operações que a Polícia já vem fazendo, identificando presos que estão praticando crimes de dentro do presídio ou aqui fora", disse o secretário.

Além disso, a Paraíba ainda tem desenvolvido ações de reforço de policiamento nas divisas, o que resultou na prisão de dois fugitivos de Alcaçuz hoje na cidade de São Bento. "O estado vizinho também conta com a colaboração do nosso Instituto de Polícia Científica (IPC) no que for necessário”, explicou.



G1

Nenhum comentário