https://picasion.com/

Últimas Notícias

Prefeitos reclamam e cobram mais ação de parlamentares.


A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) reuniu nesta segunda-feira (20) os prefeitos de vários municípios paraibanos e alguns integrantes da bancada federal paraibana. O encontro seria para debater o Pacto Federativo; Refis do INSS; 3- ISS (Cartões de Crédito) e Custeio de Programas Federais. Porém, os gestores aproveitaram para cobrar mais compromissos dos deputados e senadores com os municípios.

O prefeito de Rio Tinto, Fernando Naia (PSB), não poupou críticas a bancada federal paraibana e cobrou mais ação e menos promessas para os municípios. “Acho importante o simbolismo do encontro dos poderes maiores com os prefeitos. No entanto, a credibilidade dessas falas que vêm lá de Brasília estão em baixa. Porque o que nós vemos é falta de compromisso com os municípios. 

Eu vim para esse encontro para ouvir o que a gente já sabe. Então, são compromissos verbais que a gente tem o direito de duvidar se na prática vai acontecer”, reclamou o socialista e pediu que os parlamentares paraibanos tivessem mais compromisso com os prefeitos. “Espero que eles diminuam cada vez mais a distância do que se fala com a prática”, finalizou Fernando Naia.

O prefeito de Cubati, Eduardo Dantas (PSB), mais conhecido como Dudu, declarou que um encontro como o que foi promovido é importante para aproximar a bancada federal dos prefeitos para assim os gestores apresentarem as necessidades dos municípios.

“Esse também é o momento para cobrar deles um posicionamento a favor das lutas municipalistas. Não podemos admitir mais que as bancadas federal da Paraíba e de todo país não olhem para a gestão municipal, porque, principalmente os pequenos municípios não têm mais condições de ir à frente fazendo uma boa gestão se não tivermos algumas matérias que estão tramitando no Congresso apreciadas e votadas em favor do município”, disse o prefeito.

Tota faz alerta

O presidente da Famup, Tota Guedes, alertou aos deputados e senadores que estamos em ano pré-eleitoral e em 2018 os prefeitos serão procurados para apoiar as suas pretensões políticas. “O próximo ano é ano de eleição, os deputados e senadores vão precisar do apoio das suas bases eleitorais. Cabe ao gestor acompanhar se os parlamentares estão votando as matérias de acordo com a orientação dos municípios, pois nós orientamos os prefeitos, mas eles têm que acompanhar e cobrar dos seus parlamentares”, disse  Tota Guedes.

Parlamentares se defendem 

Os deputados federais que estiveram presentes do evento se defenderam das reclamações dos prefeitos e afirmaram que bancada está unida em defesa dos municípios. “Nunca vi a bancada tão unidade como está agora. Nunca vi a bancada tão próxima esquecendo questões políticas e próxima como está agora. Meu gabinete é aberto para todos mundo, eu recebo a todos, infelizmente temos 12 deputados e um só não pode se responsabilizar por todos”, declarou Wilson Filho (PTB).

Já o deputado Rômulo Gouveia (PSD) disse que as reclamações são injustas. “Não é verdade, se alguém falou não estão sendo justos. Em todos os projetos, questão da repatriação, por exemplo, a bancada federal, tanto no Senado como na Câmara, nós temos priorizado os municípios. E também tem apoiado os municípios na suas bases com emendas e liberação de recursos. Então pode ser que um ou outro isoladamente tenha reclamado, mas  não acredito que esse seja o sentimento da maioria dos prefeitos”, comentou o parlamentar.

Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) afirmou que a bancada paraibana tem se portando de uma forma bastante unidade e vem trabalhando de forma intensa em prol dos municípios. “Agora, nem todas as demandas e nem todas essas justas  apreensões e preocupações podem ser atendidas de forma imediata e muita coisa só será resolvida de forma definitiva quando votamos o Pacto Federativo”, resumiu.

Cássio. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) foi o único senador que compareceu à reunião entre a bancada federal e os prefeitos paraibanos. Raimundo Lira (PMDB) enviou um representante. Segundo o tucano a bancada paraibana tem feito um trabalho muito importante no Congresso no tocante ao envio de recursos para o governo do Estado como para os municípios. “Obras importantes que o governo federal vem fazendo de forma direta ou através de convênios com o governo do Estado ou com as prefeituras decorre, de forma justa deve ser dito, da ação da nossa bancada”, arrematou Cássio Cunha Lima.



Jornal Correio 

Nenhum comentário