https://picasion.com/

Últimas Notícias

Vereador Ranieri Ferreira defende estágios para universitários de Picuí.

Vereador Ranieri Ferreira (PT)
O vereador Ranieri Ferreira (PT), defendeu, na ultima sexta-feira, 03, a ampliação das políticas públicas para os universitários de Picuí.

Para o parlamentar, o subsídio que a Prefeitura oferece para o pagamento do serviço de transporte dos estudantes entre Picuí e Campina Grande precisa ser acompanhado pela oportunidade de estágios de trabalho.

Ranieri disse que os estágios precisam ser oferecidos pelos três poderes, inicialmente, e, depois, pela iniciativa privada. “A mobilidade entre suas casas e as salas de aula é o primeiro desafio do estudante universitário picuiense. Mas não é o único”, afirmou. “Durante os anos que passa frequentando as aulas, ele não tem acesso a nenhuma política pública local que lhe permita o ingresso em programas de estágios remunerados que, além de ajudá-lo com as despesas diárias, pode viabilizar uma formação prática para o estudo teórico que recebe”, completou.

Associação dos universitários

No segundo semestre de 2016 os universitários de Picuí criaram uma associação. A associação recebe uma subvenção da Prefeitura para custear as despesas de transporte entre Picuí e Campina Grande.

A proposta de Ranieri é articular uma reunião inicial entre o representante dos estudantes, o jornalista João Dantas, e a equipe da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social. Depois, ele quer um encontro do presidente da associação com os gestores da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

O primeiro encontro, de acordo com Ranieri, é para “preparar um diagnóstico socioeconômico de todo o contingente de universitários de Picuí”. O segundo, para “fazer um mapeamento dos estudantes por área de conhecimento”.

Só depois disso é que o vereador quer promover uma série de encontros entre o representante dos universitários e os órgãos que poderão, eventualmente, oferecer estágios para os estudantes.

“De minha parte, vou solicitar audiências nessas instituições assim que possível. Vou consultar os representantes dos universitários para iniciarmos este processo”, garantiu Ranieri.

Requerimento

Na sessão da última sexta-feira, Ranieri também apresentou o Requerimento 002/2017. Através do documento, ele solicitou à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, a inclusão dos trabalhadores da educação nas atividades de formação da Semana Pedagógica Municipal e a contratação do Programa Pró-quali, da UEPB, para ministrar a parte pedagógica do evento.

No requerimento ele esclareceu que os trabalhadores da educação são todos os servidores que apoiam as atividades de ensino e aprendizagem, realizadas pelos professores.

A proposta foi fundamentada num documento do Ministério da Educação intitulado “Por uma política de valorização dos trabalhadores em educação: em cena, os funcionários de escola”. De acordo com o documento, todos os integrantes da escola são protagonistas do processo educativo.

Sobre a contratação do Programa Pró-quali, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ranieri explicou que a Instituição de Ensino Superior (IES) mantém o Programa há dois anos e já atua em diversos municípios paraibanos com elevado grau de qualidade.



Gabinete do Vereador 

Nenhum comentário