https://picasion.com/

Últimas Notícias

Consumidores da PB vão ter desconto de até 20% na conta de energia


Clientes da Energisa Borborema terão direito ao maior desconto do país

A conta de energia vai ficar mais barata para os paraibanos no mês de abril. O desconto é resultado de uma cobrança indevida feita pelas distribuidoras e na Paraíba pode chegar até quase 20%, no caso da Energisa Borborema. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), devem ser devolvidos R$ 900 milhões cobrados nos últimos meses dos clientes em todo o país.

Os clientes da Energisa Borborema, que atende aos municípios de Campina Grande, Queimadas, Fagundes, Boa Vista, Massaranduba e Lagoa Seca terão uma redução de 19,47% na conta de luz referente ao mês de abril. O percentual de desconto é o maior do Brasil. Os demais 216 municípios paraibanos, atendidos pela Energisa Paraíba, terão direito a uma redução de 8,84%.

De acordo com a Aneel a redução tem como objetivo "reverter os efeitos da inclusão da parcela do Encargo de Energia de Reserva (EER) correspondente à contratação da usina de Angra III no ano de 2016".

Ainda de acordo com a agência a redução na conta de energia vai acontecer em duas etapas. "Na primeira, durante o mês de abril, a tarifa será reduzida para reverter os valores de Angra III incluídos desde o processo tarifário anterior e, ao mesmo tempo, deixará de considerar o custo futuro do EER dessa usina. Na segunda etapa, que começa em 1º de maio e permanece até o próximo processo tarifário de cada distribuidora, a tarifa apenas deixará de incluir o EER de Angra III", afirmou.

Por determinação da agência reguladora as distribuidoras de energia devem incluírem texto padronizado nas faturas de abril e maio de 2017 para informar os consumidores sobre o processo de ajuste para reversão do EER. As concessionárias também devem utilizar outros meios de comunicação para divulgar o movimento tarifário.




Jornal da Paraíba 

Nenhum comentário