https://picasion.com/

Últimas Notícias

É injusto não reconhecer o empenho e importância dos ex-presidentes Lula e Dilma em relação às obras da Transposição afirma Jeová.


Em tempos de festejo pelas chegadas das águas da Integração do Rio São Francisco aos rincões nordestinos, na opinião do deputado estadual Jeová Campos (PSB), é dever moral e até cívico reconhecer o esforço, determinação, empenho e, sobretudo, coragem dos ex-presidentes Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, na concretização deste sonho, acalentado deste os tempos do Império. “Os governos Lula e Dilma empenharam 92,40% e pagaram 87,50% da execução do projeto de integração do São Francisco. Isso é fato, é dado oficial do SIAF e ninguém pode contestar, nem tão pouco desconsiderar essa contribuição”, reforçou o parlamentar que foi um dos principais articuladores da vinda de Lula, no próximo domingo (19), à Paraíba.

Com investimento previsto de R$ 9,6 bilhões do Orçamento da União, o projeto de Integração do São Francisco teve, até abril de 2016, R$ 7,95 bilhões executados com dinheiro do Orçamento da União. Isso significa que nada menos do que 86,3% da obra estavam concluídos até abril do ano passado, quando havia 10,3 mil trabalhadores nos canteiros das obras. 

Com 260 km de canais, o Eixo Norte do projeto teve 87,7% de execução concluídos até abril de 2016. A obra, neste trecho, está parada desde julho do ano passado, quando a construtora Mendes Júnior abandonou o canteiro de obras. “Até agora, o governo federal sequer concluiu a licitação para contratação da nova empresa. Pode contratar em caráter emergencial mas não o faz. Hoje, a retomada deste trecho é uma incógnita”, afirma Jeová. Esse trecho beneficia diretamente, em Pernambuco, os municípios de Cabrobó, Mirandiba, Parnamirim, Salgueiro, Terra Nova e Verdejante. No Ceará, as cidades beneficiadas são Barro, Brejo Santo, Jati, Mauriti e Penaforte e na Paraíba, as cidades de Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Monte Horebe e São José de Piranhas também são beneficiadas. O treco ainda inclui, na Bahia, os municípios de Abaré e Curaçá.

Já o Eixo Leste, com 217 km de canais, teve até abril do ano passado 84,4% de suas obras executadas. Em Pernambuco, os municípios diretamente beneficiados foram Betânia, Custódia, Floresta, Petrolândia e Sertânia. Na Paraíba, a cidade de Monteiro foi a beneficiada pelas águas e desde a semana passada já convive com uma nova realidade hídrica.

“Os verdadeiros números da transposição podem ser conferidos no quadro anexo, que segundo o assessor de imprensa da ex-presidente Dilma Rousseff, jornalista Olímpio Cruz, estava disponível no site do Ministério da Integração Nacional, até maio do ano passado, antes de ser apagado, pelo atual governo”, lembra Jeová Campos.



Com informações da assessoria de imprensa da ex-presidente Dilma Rousseff

Nenhum comentário