https://picasion.com/

Últimas Notícias

IFPB e Universidade Federal Rural de Pernambuco promovem dia de campo a projetos científicos na área de agroecologia em Picuí e visitam central de compostagem da Prefeitura.

Ranieri Ferreira, prefeito Olivânio Remígio e professor Fred do IFPB
O evento ocorreu nesta quarta-feira (15), durante todo o dia e contou com as presenças de alunos de pós-graduação na área de recursos naturais da Universidade de Firenze – Itália - de professores pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco e dos professores do Curso de Agroecologia do IFPB Campus Picuí, além de agricultores e estudantes que compõem o Núcleo de Estudos Agroecológicos do IFPB.

Durante a manhã o grupo visitou a Fazenda agroecológica ‘GAVIÃO’, de propriedade do casal Guia e Roberto, onde constaram diversos experimentos científicos na área de recuperação ambiental e produção agropecuária adaptada a convivência com o clima semiárido.


Durante a tarde o grupo participou de duas oficinas sobre sabores da caatinga e cactáceas ornamentais. Após as oficinas o grupo foi conhecer o centro de compostagem desenvolvido pela prefeitura, através da secretaria de agricultura, em parceria com o IFPB Picuí. Trata-se de uma ação inovadora no manejo dos resíduos orgânicos da cidade, bem como no desenvolvimento ações sustentáveis para a produção agrícola e a preservação ambiental.

O grupo ficou encantado com o projeto, o qual já conta com mais de 5 toneladas de composto orgânico para estruturar unidades de produção agroecológicas entre os agricultores do município. Na ocasião o prefeito Olivânio destacou a importância do projeto para o desenvolvimento da agricultura no município, e garantiu que ações inovadoras como essa serão prioritárias na gestão.

Sobre a visita nós conversamos com o agroecólogo e vereador Ranieri Ferreira, o prefeito Olivânio e o professor Fred do IFPB. Escute abaixo:




ClickPicui com Ranieri Ferreira 

Nenhum comentário