https://picasion.com/

Últimas Notícias

Março deve ser de chuvas irregulares na Paraíba


Agricultores acreditam que mês de março, quando se comemora o dia de São José, é bom de chuvas.

A esperança do agricultor Antônio Almeida, 56 anos, é que a paisagem desértica de seu roçado, localizado na zona rural de Barra de Santa Rosa, no Curimataú do Estado, volte a ser um local com muitas plantas. Para os agricultores, as chuvas do mês de março, quando se comemora o dia de São José, definem se o ano vai ser chuvoso e bom para a lavoura. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), algumas regiões do Estado podem registrar chuvas irregulares neste mês.

A crença dos agricultores de que o dia de São José, 19 de março, é propício para chuvas tem uma explicação meteorológica. Conforme a meteorologista, Marle Bandeira, há uma possibilidade de ocorrerem chuvas neste mês nas regiões do Cariri, Curimataú e Sertão por causa do sistema gerador de chuvas no nordeste nessa época do ano. “O sistema é a zona de convergência intertropical, que é uma banda de nebulosidade que circula todo o globo terrestre e nessa época migra para o sul do equador, justamente na região do nordeste”, explicou.

Ainda de acordo com a meteorologista, para que as chuvas ocorram é necessário que as condições o Oceano Atlântico estejam favoráveis. Bandeira explica que as águas do Atlântico Norte teriam que estar mais frias e as do Atlântico Sul mais quentes e há uma sútil tendência que isso ocorra. A meteorologista explicou, também, que o oceano pacífico não está sendo analisado porque os fenômenos El Niño, principal responsável pela seca do ano passado, e La Niña estão neutralizados. “por causa disso esse ano deve ser melhor do que o ano passado”, pontua.

A Aesa acredita que as chuvas devem se comportar dentro da média para algumas regiões do Estado. Caso isso ocorra, o agricultor Antônio Almeida explica que já iria iniciar a plantação no mês que vem e que seria necessário chover pelo menos de oito em oito dias para manter a lavoura. “Se não chover em março a gente não planta e a nossa esperança é que chova só ano que vem”, disse.

Saiba mais
De acordo com a Aesa, a Paraíba é dividida em dois regimes de chuvas. O primeiro ocorre entre os meses de fevereiro e maio, nas regiões do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão, pelo sistema da zona de convergência intertropical. O outro regime de chuvas ocorre de abril a julho, no Agreste, Brejo e Litoral.



Jornal da Paraíba 

Nenhum comentário