https://picasion.com/

Últimas Notícias

Cartório Eleitoral de Picuí tem registrado baixa procura nos dois primeiros meses da biometria.


Com aproximadamente 15 mil eleitores, a revisão do eleitorado com recadastramento biométrico em Picuí iniciou-se no dia 10 de janeiro, e se encerrará em dezembro de 2017. Embora o período pareça extenso, será necessário manter uma média diária de cerca de 100 atendimentos, para evitar as longas filas que costumam se formar nos últimos dias de trabalho, visto que historicamente os eleitores deixam para atender ao chamado da Justiça Eleitoral nos últimos dias do prazo.

Um levantamento realizado nesta semana demonstra que apenas 1.900 eleitores se submeteram à revisão (12,27% do total do município) e, de acordo com o cartório eleitoral, a média diária não tem ultrapassado 65% da meta, o que fatalmente vai resultar em filas nos últimos dias de cadastro dos eleitores, principalmente porque os eleitores de Baraúna, Frei Martinho, Nova Palmeira e Pedra Lavrada que perderem a biometria em seus municípios, terão que fazer em Picuí, aumentando ainda mais a demanda.

O atendimento está sendo realizado no Cartório Eleitoral, que fica na Rua Otávio Henriques, nº 41 (por trás da Cadeia), no horário de 07 às 14 horas (sem fechar para o almoço).

O eleitor tem direito de se ausentar do trabalho para comparecer à revisão, sem prejuízo do salário e por tempo não excedente a 2 (dois) dias, mediante comunicação com 48 horas de antecedência (artigo 48 do Código Eleitoral), tendo em vista que o comparecimento à revisão trata-se de uma obrigação legal enquanto cidadão. Para isso, basta solicitar uma declaração de comparecimento ao atendente.

Para realizar o procedimento, o eleitor deve portar consigo os seguintes documentos, todos originais:

- título de eleitor;
- documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Habilitação, etc);
- CPF;
- Comprovante de residência no município de Picuí (conta de água, energia, telefone, fatura de cartão, envelope de correspondência, etc) dos últimos 3 meses, ou comprovante que o eleitor possui vínculo profissional, patrimonial ou comunitário em Picuí.

Na oportunidade, além da atualização dos dados pessoais, serão coletadas a assinatura eletrônica, fotografia e todas as digitais do eleitor, visando formar um banco de dados para que a eleição 2018 seja 100% biométrica em todos os municípios da Paraíba.
Ao final do atendimento, receberá um novo título com a informação “identificação biométrica”.

É importante que os cidadãos saibam que a não realização do cadastramento biométrico resultará em penalidades como o cancelamento do título de eleitor e, consequentemente, impedimento de votar, fazer empréstimos em bancos, matricular-se em instituições públicas, tomar posse em empregos públicos, retirar passaporte, entre outras.

Pela Constituição Federal, os maiores de 70 anos são desobrigados de votar e possuir título eleitoral, portanto não sofrerão outras penalidades em caso de ausência, mas se quiserem votar em eleições futuras devem comparecer ao recadastramento para manter o título regular.

O cronograma completo da 25ª Zona é o seguinte:

Picuí: Em andamento e vai até 19/12/2017 (Local: Cartório Eleitoral da 25ª Zona).
Baraúna: Em andamento e vai até 05/05/2017 (Local: Câmara Municipal de Baraúna).
Frei Martinho: Será de 15.05.2017 a 30.06.2017 (Local: Câmara Municipal de Frei Martinho).
Nova Palmeira: Será de 10.07.2017 a 01.09.2017 (Local: a definir)
Pedra Lavrada: Será de 11.09.2017 a 24.11.2017 (Local: a definir)



ClickPicui com Cartório Eleitoral 

Nenhum comentário