https://picasion.com/

Últimas Notícias

Complexo Esportivo do campus de Cuité da UFCG completa 1 ano


Espaço vem contribuindo para o melhora da qualidade de vida da comunidade universitária e cuiteense.

Há exatamente um ano (31 de março de 2016) a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) inaugurava o Complexo Esportivo do Centro de Educação e Saúde (CES) em Cuité. As áreas esportivas, localizadas próximo ao Restaurante Universitário (RU), vem contribuindo, ao longo deste período, para o melhora da qualidade de vida da comunidade universitária e visitante, oferecendo diversas opções para o desenvolvimento de atividades físicas.

O Complexo Esportivo do CES é composto por uma academia de ginástica; um mini campo de futebol society (39m x 27,80m); duas quadras de vôlei de areia – uma com medidas 18m x 8m e outra medindo 14,5m x 8m - e uma quadra de tênis (29m x 24m), além de pista para caminhada.

Cada espaço possui um nome de uma personalidade que contribuiu para o esporte cuiteense ou implantação do campus: Academia Maria José Correia Lima (Marié) – primeira professora de Educação Física de Cuité; Campo de Futebol Society José Mousinho de Pontes (José Badé) – incentivador do esporte na região do Curimataú; Quadras de voleibol de areia José Baltazar Pereira da Silva (Baltazar) – atleta e Quadra de Tênis Raimundo Asfora – um dos responsáveis pela implantação da antiga Escola Técnica Agrícola (ETAC), onde hoje se encontra o CES.

O coordenador de esportes do CES, Givanilson Brito, revela que desde a inauguração do complexo esportivo, percebe-se grande interesse por parte da população, não só acadêmicos do CES, como também as demais pessoas da sociedade que, através de regimento interno do campus, as possibilitam utilizá-lo. Ele também lembra que a chegada do complexo esportivo significou a possibilidade de ofertar, com qualidade, diversas modalidades esportivas aos membros da comunidade em geral, como por exemplo, o Tênis - esporte pouco praticado na região.

“Os benefícios de um complexo dessa grandeza são inúmeros, desde o ganho na qualidade vida da comunidade acadêmica e não acadêmica, no que diz respeito aos benefícios da pratica esportiva para a saúde, bem como a possibilidade de oferecer um espaço agradável para diversas interações sociais e atividades de lazer”, disse.

Giva Brito informou que, ao longo desse ano, vários eventos esportivos foram realizados no local, como uma das edições dos jogos internos CES, que contemplou a modalidade voleibol de areia. Ainda foram realizados o Torneio de Futebol Society e 1º Torneio de Tênis do campus de Cuité da UFCG, ambos aconteceram durante o 8º Festival Universitário de Inverno (FUI). O espaço também foi utilizado para as disputas dos Jogos Escolares do Curimataú entre maio e junho de 2016.

Já o diretor do campus José Justino Filho, destaca que a existência do Complexo Esportivo do CES é de importância muito grande para os estudantes do campus e a sociedade cuiteense e da região, através da extensão que a universidade tem com a sociedade.

Justino Filho também ressalta que a maioria dos cursos do Centro possui uma carga horária considerada alta, exigindo muito do aluno. Por isso, torna-se essencial que ele desenvolva algumas atividades para o seu bem estar. “A utilização desse espaço (complexo esportivo) contribui para que o nosso aluno libere o estresse e que tenha mais disposição para estudar. Ou seja, é muito bom porque proporciona a ele uma melhor qualidade de vida. A gente tem lutado para que nosso aluno tenha o máximo de conforto e que seja o mais saudável possível. Assim, ele terá um bom desempenho nas atividades acadêmicas”, concluiu.



Ramsés de França - Ascom/CES – 

Nenhum comentário