Cidadãos têm acesso a dados do Cadastro Único na internet.
O Ministério do
Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) lançou, no último dia 03 de maio o Consulta Cidadão.
A ferramenta, que possui o
objetivo de facilitar o acesso do cidadão aos dados do Cadastro Único para
Programas Sociais do governo federal, está disponível no site do órgão.
Além disso, a novidade
possibilita que as famílias visualizem e imprimam um resumo das suas
informações cadastrais. Até então, para ter acesso a essas informações, era
preciso ir pessoalmente até o setor responsável pelo cadastro nos municípios.
O Cadastro Único reúne dados
de cerca de 27 milhões de famílias e é a porta de entrada para mais de 20
programas sociais, entre eles, o Bolsa Família. Para receber o benefício, é
imprescindível manter o cadastro atualizado. Na nova página, as famílias
poderão conferir, por exemplo, se estão ou não com as informações em dia.
Também será possível acessar
individualmente informações como faixa de renda, composição familiar, data de
cadastramento e Número de Identificação Social (NIS) dos integrantes da
família.
Ao final da consulta, os
usuários poderão salvar e imprimir as informações, que servirão como
comprovante de inscrição. O documento é exigido para ingresso em determinados
programas sociais ofertados por Estados e municípios.
Além de facilitar a vida dos
beneficiários, a iniciativa ajudará a reduzir a demanda de atendimento em
âmbito local, permitindo que a estrutura do Cadastro Único nos municípios se
dedique a outras atividades, como o processo de entrevista e cadastramento das
famílias.
Rede Cadastro Único
Na ocasião, o MDSA também
lançou a Rede Cadastro Único, que pretende melhorar a coordenação das políticas
sociais do governo federal. A rede irá funcionar como um espaço de articulação
entre os vários programas que utilizam o Cadastro Único para a seleção de
famílias beneficiárias.
A iniciativa prevê encontros
presenciais entre gestores dos programas e um espaço virtual de interação. O
objetivo é promover o uso adequado das informações e desenvolver soluções de
atendimento que facilitem o acesso das famílias aos benefícios.
Fonte: Portal Brasil
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