https://picasion.com/

Últimas Notícias

Com GTs de F. Martinho, Cubatí e S.V. do Seridó, reinserir apresenta avanços e desafios na XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.


Com a presença de representantes dos Grupos de Trabalho (GTs) dos municípios paraibanos Cubatí, Frei Martinho e São Vicente do Seridó, o Projeto Reinserir foi apresentado na XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela CNM em Brasília. A atividade, realizada na manhã de quarta-feira, 17 de maio, apresentou os avanços do Projeto e os desafios para este último ano.

Na abertura, o chefe Adjunto do Setor de Cooperação da delegação da União Europeia no Brasil Asier Santillan falou sobre o Projeto que, de acordo com ele, tem uma evolução positiva cumprindo com os objetivos proposto e levantando uma temática desafiadora na política federal e muito preocupante nas prefeituras. Também segundo ele, o envolvimento inicial nas ações feitas entre a CNM, as prefeituras e a rede é um ponto alto da iniciativa.  “Há uma correspondência muito boa entre os indicadores de política da União Europeia sobre drogas e os indicadores do Projeto. Ele está baseado em algumas ações pontuais realizadas em nível local, consideradas boas práticas que podem ser replicadas em outras regiões”, destacou Asier.

Após, a Agente Local do Reinserir, Poliana Dantas da Nóbrega, a coordenadora do Projeto, Rosângela Ribeiro e os integrantes dos GTs, Fagner Dércio Azevedo Dantas, Iuziane Azevedo e Silvano Fidélis apresentaram os principais avanços do Projeto nos municípios e os próximos desafios. “Como integrante do GT do município de São Vicente para mim foi bastante satisfatório, sair de um município bem pequeno para vir até Brasília, apresentar o projeto que desenvolvemos no nosso município junto com o Reinserir e apresentar para todos os prefeitos do Brasil”, destacou Iuziane.

A mesma opinião foi compartilhada por Fagner de Frei Martinho.  “Pra mim é um momento marcante na minha vida, pois aqui estamos reunidos com nossos colegas dos outros municípios e também todos prefeitos do Brasil, onde juntos explanamos nossos resultados e nossas opiniões sobre o Reinserir na nossa região e no nosso município”, ressaltou.

Para Silvano, a participação na Marcha oportunizou troca de experiências, oportunidade de aprender boas práticas municipalistas e compreender como os municípios têm dinâmicas diferentes. “Nós estamos aqui com munícipios de grande porte e também com municípios de pequeno porte, onde nós podemos perceber como eles tem encontrado alternativas para desenvolver projetos, a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes, a partir de diversas realidades”, explicou.

Também integram o Projeto os municípios de Picuí, Barra de Santa Rosa, Baraúna, Cuité, Damião, Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Nova Floresta, Sossego, Olivedos e Carnaúba do Dantas.


Com CNM

Nenhum comentário