https://picasion.com/

Últimas Notícias

CUITÉ: Governo realiza mais uma etapa do Programa de Educação Patrimonial da Barragem de Retiro.


O Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, concluiu mais uma etapa do Programa de Educação Patrimonial da Barragem de Retiro, localizada na cidade de Cuité, com professores da rede pública de ensino da cidade. O programa tem como objetivo central, formar e capacitar professores da rede pública do município, realizar palestras e rodas de conversas com a sociedade de uma forma geral.

A primeira etapa de Educação Patrimonial foi realizada entre os meses de dezembro de 2016 a maio de 2017 por meio de reuniões com assentados rurais de Retiro e orientação de funcionários da empresa que realiza as obras de construção da barragem. Já a segunda etapa foi realizada entre 15 a 19 de maio com professores da rede pública de ensino, na qual foi apresentado e debatido o programa.

O curso total é de 40 horas aula e aborda o patrimônio cultural arqueológico, imaterial e edificado. A metodologia é a da pesquisa-ação, interação e interlocução com a sociedade para promover o protagonismo de professores e alunos no fazer escolar e na produção de conhecimento sobre a história e a cultura. Por meio do programa, estão sendo valorizadas as práticas e saberes locais, os museus, a interdisciplinaridade, a sustentabilidade, a inclusão social, o turismo cultural e a gestão pública do patrimônio e meio ambiente cultural.

De acordo com Vanessa Fernandes, gerente executiva de Meio Ambiente da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Seirhmact), Vanessa Oliveira Fernandes, a população de Cuité está totalmente engajada nas ações de preservação da barragem de Retiro. “Tem sido uma experiência fantástica! Todos do município de Cuité estão totalmente engajados nessa causa. Os professores, as comunidades, o secretariado, enfim. Nossa mais sincera gratidão aos atores envolvidos, porque sem eles não conseguiríamos chegar a lugar nenhum. Todos se disponibilizarão a participar das capacitações nos sábados e domingos. Isso é muito bom, de verdade!

Diversas atividades foram realizadas na cidade de Cuité junto aos professores. Ao todo, foram oito reuniões com participações do secretário municipal e gerente regional de educação, diretores e coordenadores de escolas, 66 professoras e professores da rede pública de ensino de Cuité, diretor do Museu do Homem do Curimataú e Associação de Assentados Rurais de Retiro. Também foram realizadas visitas guiadas no Museu do Curimataú e nos sítios arqueológicos em Retiro com propósito de planejar a realização de aulas participativas de campo nestes locais com os professores da rede e estabelecer um diálogo sobre patrimônio cultural na região.
Durante as reuniões os professores responderam ao questionário de Percepções, que será um importante norteador para o curso. Uma equipe de pesquisadores, durante as reuniões, apresentou a 15ª Semana de Museus promovida pelo Museu do Homem do Curimataú os resultados da pesquisa arqueológica e o programa de Educação Patrimonial que é realizado.

A terceira etapa de “Educação Patrimonial da Barragem de Retiro” será de 3 a 9 de junho e terá por objetivos executar o curso para professores, realizar aulas participativas de campo em sítios arqueológicos e habitações vernaculares de Retiro, museus, centro histórico de Cuité. Além da gerente Vanessa Fernandes, participaram das reuniões em Retiro o professor Luciano Silva, arqueólogo e historiador que coordena as ações de Educação Patrimonial, e João Henrique Rosa, arqueólogo que coordena o “Programa de Estudos do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural da Barragem Retiro”.

Barragem Retiro – É uma importante obra hídrica que está sendo construída pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (Seirhmact), na cidade de Cuité e que também vai levar água tratada e de qualidade para o município de Nova Floresta e zona rural da região.


Com Secom

Nenhum comentário