https://picasion.com/

Últimas Notícias

FPF mantém formato da 2ª divisão, mas com Femar e Lucena em novos grupos. AD Picuiense ficou no grupo do Agreste com Perilima e Sport Campina.


Federação Paraibana de Futebol (FPF) definiu nessa quarta-feira, em Conselho Arbitral, os moldes da 2ª divisão do Campeonato Paraibano, que vai ter mesmo a participação de 10 clubes. O formato de disputa da edição do ano passado foi mantido, com as 10 equipes divididas em três grupos: quatro no Litoral, três no Agreste e três no Sertão. O detalhe é que o Femar, que no ano passado jogou no Litoral, passou à chave do Sertão; e o Lucena, que foi do Agreste, vai atuar no grupo do Litoral. O início da competição foi marcado para o dia 6 de agosto, como já era previsto.

No Grupo do Litoral estão Spartax, Miramar, Lucena, Desportiva Guarabira. No Agreste estão Sport Campina, Perilima e Picuiense. E no Sertão estão Nacional de Pombal, Nacional de Patos e Femar. Através da sua assessoria de imprensa, a FPF informou que o Femar passou do Litoral (no ano passado) para o Sertão (neste ano) a pedido do próprio clube, que vai mandar seus jogos em Teixeira. O mesmo se deu com o Lucena, que passou do Agreste (em 2016) para o Litoral (em 2017); mas, no caso do Tubarão do Norte, ainda há uma indefinição sobre que sede o clube vai adotar na divisão de acesso: se João Pessoa ou Cruz do Espírito Santo.

Formato de disputa

Na primeira fase, os times jogam entre si, no sistema de todos contra todos, em jogos de ida e volta. Oito equipes avançam para o mata-mata: os três primeiros colocados do Litoral, os dois primeiros do Agreste, os dois primeiros do Sertão e ainda o time de melhor rendimento entre os terceiros colocados do Agreste e do Sertão.

Definidos os oito classificados para as quartas de final, os cruzamentos se dão da seguinte forma: 1º do Litoral x 3º do Agreste ou Sertão; 2º do Agreste x 3º do Sertão; 3º do Litoral x 1º do Agreste; e 2º do Litoral x 2º do Sertão. A partir dessa fase, os times se enfrentam em jogos de ida e volta, com o melhor colocado (ou de melhor campanha) fazendo a partida da volta como mandante.

Vale lembrar que a edição deste ano continua dando aos dois primeiros colocados as vagas na elite de 2018. Chegou a ser cogitada a hipótese de apenas o campeão ter acesso - como forma de diminuir a quantidade de times na elite -, mas a ideia foi descartada pelo menos momentaneamente pela FPF.



GE

Nenhum comentário