https://picasion.com/

Últimas Notícias

Gestores nordestinos participam em peso de mobilização para informar população sobre crise.


Mais de 250 gestores da Paraíba, do Rio Grande do Norte e de Pernambuco participaram nesta sexta-feira, 5 de maio, da mobilização para informar a população sobre a difícil situação vivenciada pelos Municípios nordestinos. Os municipalistas distribuíram materiais com explicações para a sociedade sobre a crise das cidades diante do excesso de obrigações dos Entes sem a contrapartida necessária de recursos do governo federal para prestar um atendimento digno à população municipal. 

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou da iniciativa. Ao longo da manhã, os presidentes da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes; da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, e da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Luiz Bênes Leocádio, conduziram a mobilização.

Ao longo da manhã, os gestores dos três Estados estiveram concentrados próximos a rodovia 230, que liga Campina Grande ao sertão do Cariri e ao interior da Paraíba. “Nós precisamos ser transparentes e comunicar a população. Fizemos o fechamento simbólico das prefeituras, deixando em funcionamento somente os serviços essenciais para explicar os motivos dessa paralisação”, informou Luiz Bênes.    

Reivindicações

Para o presidente da Femurn, a principal reivindicação que precisa ser atendida para a solução da crise dos Municípios é a revisão do Pacto Federativo.  “O que vai resolver a nossa situação é a mudança de destruição do bolo tributário nacional”, defendeu o presidente da Femurn. Temas como a Reforma Tributária, a atualização nos repasses para o custeio de programas, o parcelamento da dívida previdenciária e ações efetivas ao enfrentamento da seca também fazem parte da pauta prioritária.

O presidente da Famup, entidade precursora da iniciativa, também defendeu um novo pacto federativo. O municipalista destacou ainda que a mobilização ao longo da manhã conseguiu dar o recado para a sociedade. “A mobilização superou as nossas expectativas. Nós entregamos panfletos com explicações sobre a crise nos Municípios e a população entendeu a nossa causa”, disse Tota Guedes.

Já o presidente da Amupe lembrou que a pauta municipalista norteia também a demanda de outros Municípios. Esses assuntos serão discutidos na XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que acontece entre os dias 15 e 18 de maio na capital federal. “A gente se solidarizou com as entidades. É uma pauta comum dos Municípios. É uma pauta da CNM”, reforçou José Patriota.

Ao final da mobilização, os gestores elaboraram uma carta com todas as reivindicações do movimento para que seja debatida em Brasília durante a realização da Marcha.  O documento, batizado de Carta do Meio do Mundo, pede mais atenção do Congresso Nacional no atendimento às solicitações dos gestores da região.  
 


Com CNM

Nenhum comentário