https://picasion.com/

Últimas Notícias

Paraibano Sub-19: times iniciam neste fim de semana a busca pela Copinha 2018. Desportiva Picuiense folga.


A princípio, são nove times e apenas um objetivo: disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018. E, para chegar à principal competição de base do Brasil, as equipes da Paraíba vão em busca do título no Campeonato Paraibano Sub-19. A competição estadual começa neste fim de semana, com um jogo neste sábado e três no domingo. Vai ser dada a largada na disputa ao fim da qual apenas o campeão vai poder festejar, além do título, uma vaga na Copinha do ano que vem.

A rodada de abertura do Paraibano Sub-19 começa com o duelo entre Botafogo-PB e Lucena, que se enfrentam a partir das 15h, no Tomazão, em João Pessoa, em jogo válido pelo Grupo A. O Belo, aliás, é o atual campeão estadual e representou a Paraíba na Copa São Paulo deste ano.

Outros três jogos, no domingo, completam esta primeira rodada. Santos de Tereré e Spartax se enfrentam a partir das 15h, no Estádio da Graça, em João Pessoa. Também a partir das 15h e também na capital, Auto Esporte e Internacional-PB fazem mais um confronto pelo Grupo A. Vale lembrar que, apesar de ter sido vice-campeão no Paraibano Sub-19 do ano passado, o Auto também representou a Paraíba na Copinha deste ano, já que a Federação Paulista de Futebol, que organiza a competição nacional, abriu mais uma vaga para os paraibanos.

Fechando esta primeira rodada, Nacional de Patos e Serrano-PB se encontram no Estádio José Cavalcanti, em Patos, a partir das 16h. Esse vai ser o único jogo do Grupo B, que ainda tem a Desportiva Picuiense, único time a folgar no fim de semana.

A forma de disputa

Os seis times do Grupo A - Auto Esporte, Botafogo-PB, Internacional-PB, Lucena, Santos de Tereré e Spartax - se enfrentam no sistema de todos contra todos, em turno único, e os dois primeiros colocados avançam para as semifinais. Já as três equipes do Grupo B - Desportiva Picuiense, Nacional de Patos e Serrano-PB - também se enfrentam todos contra todos, mas em jogos de ida e volta, e apenas o primeiro colocado vai para a próxima fase.

No mata-mata, uma das semifinais vai ser disputada entre o 1º do Grupo A e o 3º do Grupo A, enquanto a outra vai colocar frente à frente o 2º do Grupo A e o 1º do Grupo B. O primeiro e o segundo colocados do Grupo A vão ter o direito de fazer o jogo da volta como mandante. Em caso de empate no somatório das duas partidas, a disputa vai para os pênaltis.

Os dois vencedores dos confrontos das semifinais avançam para a grande decisão, também em jogos de ida e volta, com o mando de campo sendo definido através de sorteio. Quem ficar com o título ganha também o direito de representar a Paraíba na Copa São Paulo de 2018.

De início, apenas o campeão garante a vaga na Copinha do próximo ano, mas a Federação Paraibana vem, a cada ano, solicitando e conseguindo uma vaga extra na competição, que é destinada ao vice-campeão do Paraibano Sub-19.



GE

Nenhum comentário