https://picasion.com/

Últimas Notícias

Prefeito Olivânio Remígio, vice-prefeito Lucas Marques e comitiva participam de protesto contra Temer na Praça do ‘meio do mundo’.

Olivânio e Lucas Marques
O prefeito Olivânio Remígio, acompanhado do vice-prefeito Lucas Marques e comitiva estarão participando nesta manhã em protesto contra o Governo Federal, pela FAMUP, juntamente alguns prefeitos da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. O ato acontecerá na Praça do Meio do Mundo, onde será elaborada uma carta com as reivindicações dos municípios em torno do Pacto Federativo.

O objetivo é mostrar a realidade e o tratamento que o Governo Federal nos últimos anos têm dado aos municípios. O Governo Federal cria programas e não manda os recursos suficientes para os mesmos serem mantidos, o que acaba comprometendo a receita e agravando a crise dos municípios, disse o presidente da FAMUP à imprensa paraibana.

Na pauta, os gestores destacam a necessidade de um novo pacto federativo, a atualização dos valores dos programas federais, a renegociação das dívidas previdenciárias dos Municípios, o julgamento das ações dos royalties, entre outras medidas para amenizar a grave crise financeira enfrentada pelas administrações locais.

“Esse modelo de pacto federativo que temos hoje é muito perverso com os Municípios. É no Município que reside o cidadão. E é esse Ente que menos recebe. Os recursos focam concentrados no governo federal. Essa discussão sobre o pacto federativo precisa voltar à tona”, alertou o presidente da Famup, Tota Guedes. Ele agradeceu o apoio da CNM na mobilização e na luta em prol do movimento municipalista. “Vai ser um grande evento e agradeço a presença da CNM, que é tão importante para as conquistas municipalistas”, disse.

Várias prefeituras já fecharam as portas nesta quinta-feira, 4, e estão informando a população acerca das dificuldades. É o caso do Município de São Sebastião do Umbuzeiro (PB). De acordo com o prefeito, Adriano Wolff, haverá uma comitiva da prefeitura com camisas e faixas para alertar sobre a situação atual. Além disso, carros de som estarão na cidade com explicações sobre os desafios que as administrações locais enfrentam.

“O governo precisa se conscientizar que os Municípios estão realmente pedindo socorro. É um absurdo o descaso que o governo tem com os Municípios, porque a gente praticamente está sustentando os programas com recursos próprios. Hoje não conseguimos fazer nada porque estamos tendo de sustentar os programas que são do governo. A gente mudanças. É no município onde acontecem as coisas, onde geramos emprego, onde acontece tudo”, ressaltou o prefeito.

Tota afirmou que mais de 200 gestores municipais dos três Estados nordestinos já confirmaram presença na mobilização. “Primeiro, queremos mostrar à população qual a situação em que se encontram os Municípios. E lá vai ser extraída a Carta do Meio do Mundo, onde os prefeitos e as prefeitas vão demostrar a crise que os Municípios estão passando. Depois queremos entregar na Marcha a Brasília esse documento ao Congresso Nacional e ao governo federal”, disse.

O prefeito Olivânio Remígio já participou de várias campanhas e protestos ao longo de sua vida política e cidadã, para ele, ‘é imprescindível que agora na qualidade de prefeito de Picuí possa fazer parte de uma força dos administradores municipais da Paraíba e outros estados para que chame atenção do governo federal que se instalou no país dê condições suficientes para que os municípios possam atender as demandas da população’.



ClickPicui com assessoria 

Nenhum comentário