https://picasion.com/

Últimas Notícias

Prefeitura de Picuí firma parceria com o IFPB para implantação do programa ‘campo sustentável’.


No último dia 20/04, o prefeito Olivânio Remígio assinou na sede do IFPB Campus Picuí, o acordo de cooperação técnica que entre si celebram a Prefeitura Municipal de Picuí e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB.

A proposta visa o somatório de esforços na implementação de ações conjuntas para o desenvolvimento sustentável do município na transformação de resíduos orgânicos provenientes da poda das árvores e demais resíduos verdes (a exemplo da casca do coco) em compostagem com destino a pesquisas científicas participativas e uso do material orgânico para melhoria do solo, com ênfase no manejo agroecológico das propriedades agro familiares.

O ato solene contou com a presença do diretor do IFPB, Luciano Pacelli, além do secretário de agricultura do município, Valdir Dantas e do vereador Ranieri Ferreira. Iniciado em janeiro de 2017, o centro de compostagem de Picuí já transformou mais de 10 (dez) toneladas de material que antes era jogado no lixão, em composto orgânico rico em nutrientes. A ação é realizada com auxílio de uma máquina trituradora cedida pelo IFPB e mantida pela prefeitura.

“Os próximos passos será a implantação das ações do programa Campo Sustentável, iniciaremos com plantas forrageiras”, destacou o prefeito Olivânio no ato da assinatura do acordo de cooperação.

Alguns dias antes da assinatura da referida parceria nós estivemos no centro de compostagem do município e registramos a trituração do material. Veja:



ClickPicui com ascom 

Nenhum comentário