https://picasion.com/

Últimas Notícias

Programa Parlamento Jovem Brasileiro inscreve até 9 de junho.


As inscrições para os interessados em participar da 14ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) podem ser realizadas até o dia 9 de junho. O PJB simula uma jornada parlamentar, na qual os jovens estudantes vivenciam o trabalho de um deputado federal, por meio de debates e votações. A experiência possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo, informa sobre o processo legislativo e educa para a participação e a cidadania.

O programa já foi lançado nas 14 Gerências Regionais de Educação da Paraíba (GRE) e nesta quinta-feira (18) foi lançado em João Pessoa, no Lyceu Paraibano. Segundo o coordenador do programa na Paraíba, o diretor executivo de desenvolvimento estudantil da Secretaria de Estado da Educação (SEE) Tulio Serrano, o PJB incentiva o protagonismo juvenil e trabalha a educação para a democracia, temática muito importante no atual cenário político do Brasil. “Esta é uma oportunidade imperdível para os estudantes, pois, além de terem a oportunidade de serem nossos representantes no Congresso Nacional, também estarão desenvolvendo suas habilidades na construção de textos argumentativos e interpretativos, incentivando assim a leitura e a escrita, potencializando a preparação para o Enem”, destacou Tulio Serrano.

É necessário ser aluno do Ensino Médio ou Técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos, para participar. O candidato tem que estar matriculado na 2ª ou 3ª séries do Ensino Médio ou na 2ª, 3ª ou 4ª séries do Ensino Técnico, na modalidade integrada ao Ensino Médio.

Os interessados devem elaborar um projeto de lei que proponha mudanças para melhorar a realidade do país. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional. A proposta deve ser enviada juntamente com a ficha de inscrição e com toda a documentação necessária à Secretaria de Estado da Educação (SEE), na forma prevista no Manual de Procedimentos do PJB 2017, até o dia nove de junho.

O PJB acontecerá de 25 a 29 de setembro de 2017, na Câmara dos Deputados. Serão selecionados 78 projetos. O número de representantes jovens por estado e no Distrito Federal é distribuído de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante jovem.





Com Secom 

Nenhum comentário