https://picasion.com/

Últimas Notícias

Representantes do MAPA conheceram o centro de processamento de solos em Picuí.


Os representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizaram uma visita ao município de Picuí para conhecer as ações do NEA – Núcleo de Estudos em Agroecologia – do IFPB – Campus Picuí e também visitaram a fazenda gavião onde participaram de uma oficina sobre sabores da caatinga, além de conhecerem diversas práticas agroecológicas e experimentos científicos baseados na recuperação de áreas degradadas com utilização de cactáceas. Os técnicos conheceram o centro de compostagem da prefeitura, o qual é desenvolvido a partir de uma parceria entre a prefeitura e o IFPB, e se mostraram entusiasmados em perceberem que agroecologia é pauta prioritária da atual gestão.  

O prefeito Olivânio reafirmou o interesse em fortalecer a parceria com o IFPB – Campus Picuí - através do NEA. O mesmo defendeu a importância da valorização da pesquisa acadêmica na perspectiva da qualificação das políticas públicas que buscam a sustentabilidade no campo e na cidade.               

Para o professor Fred Campos ‘o curso de agroecologia tende a se fortalecer e influenciar o desenvolvido sustentável local na medida em que recebe o total apoio da prefeitura, através de uma parceria formal e recíproca’. Ainda de acordo com ele, pelo menos seis projetos de pesquisa e extensão acabam de serem aprovados, o que garantira a intensificação do manejo no centro de compostagem, bem como nos experimentos de campo junto as famílias agricultoras.

O centro de compostagem é uma ação do programa municipal Campo Sustentável, onde o material recolhido pela prefeitura em toda cidade oriundos das podas de árvores e coco verde são enviados para um galpão onde são triturados e passam por um processo natural de compostagem para ser transformado em solos que servirão para recuperação de áreas degradadas no município.

A ação diminui em 20% a quantidade de resíduos sólidos no lixão da cidade.



Ascom 

Nenhum comentário