https://picasion.com/

Últimas Notícias

Ricardo autoriza licitação da adutora TransParaíba durante Caravana do Curimataú.


O governador Ricardo Coutinho assinou, nesta quarta-feira (10), a ordem de abertura da licitação do Sistema Adutor TransParaíba, durante a realização da Caravana Curimataú, que percorre seis dos 19 municípios que serão beneficiados pela adutora. A TransParaíba vai beneficiar 148 mil habitantes, levando as águas do Rio São Francisco do açude Boqueirão para esta região que sofre com a escassez hídrica.

Na manhã e início da tarde desta quarta-feira, a caravana passou pelas cidades de Soledade, São Vicente do Seridó e Cubati e contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, além de prefeitos de algumas cidades beneficiadas com a TransParaíba, deputados estaduais e auxiliares do Governo.

Para o governador Ricardo Coutinho, a TransParaíba será a maior obra hídrica do Estado, melhorando a qualidade de vida do povo e proporcionando o desenvolvimento do Curimataú. “Estamos começando uma obra onde a única fonte que temos é de recursos próprios, mas vamos fazer a transposição da transposição na Paraíba, a chamada TransParaíba. O grande desafio é trazer as águas do São Francisco para o Seridó e Curimataú”, comentou.

E ressaltou: “A falta de abastecimento de água será coisa do passado nesta região. A TransParaíba vai mudar a realidade do Estado. Depois do Programa Caminhos da Paraíba, que tirou todas as cidades do isolamento, estamos fazendo o Caminho das Águas, que vai solucionar o problema da escassez de água na Paraíba. Com esta adutora vamos chegar a 1.500 km de adutoras nesta gestão, uma marca única na história do Estado. Estamos trabalhando para que a Paraíba seja o local com a melhor distribuição das águas do Rio São Francisco”.

O sistema adutor do Curimataú representa um investimento na ordem de R$ 220 milhões e contará com um total de 350 km de adutoras construídas. Ele tem captação no açude Boqueirão, de onde se desenvolve margeando estradas vicinais até a cidade de Boa Vista. Depois, o eixo adutor segue em direção à cidade de Soledade, seguindo na direção sul do Estado margeando as PB-177, PB-187 e no segmento final pela BR-104, atendendo a população de 19 cidades: Boa Vista, Boqueirão, Soledade, Juazeirinho, São Vicente do Seridó, Olivedos, Cubati, Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Sôssego, Baraúna, Picuí, Frei Martinho, Cuité, Nova Floresta, Barra de Santa Rosa, Damião, Cacimba de Dentro e Araruna.

Para o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, esta obra vai representar a redenção de uma região que sofre as consequências da falta de chuvas constantes nos últimos anos. “A TransParaíba trará a garantia hídrica para essas cidades, mudando o perfil econômico da região e dando mais qualidade de vida do povo. Lutamos para que as águas do Rio São Francisco chegassem até a Paraíba e agora vamos levá-las do açude Boqueirão para o Curimataú. A obra mostra o compromisso do Governo com o dinheiro público, investindo em ações que beneficiam todas as partes do Estado”, frisou.

“Esta caravana dá início à solução de um grave problema do Seridó e Curimataú – a falta de água. A TransParaíba é uma obra grandiosa que atende aos anseios do povo e mostra que esta gestão olha por todas as regiões do Estado. É um grande passo para o crescimento das 19 cidades beneficiadas com a adutora”, observou o secretário de Desenvolvimento e Articulação Municipal, Buba Germano.

O prefeito de Soledade, Geraldo Moura, expressou a satisfação em receber o governador para dar início a concretização da TransParaíba. “Hoje é um dia marcante para Soledade, porque estamos dando o pontapé inicial para um novo ciclo na nossa cidade. Com a adutora TransParaíba, Soledade e região terão segurança hídrica, algo que há anos é sonhado pela população. Agradeço em nome de todos por esta grandiosa obra”, falou.

Já na cidade de São Vicente do Seridó, além de assinar a ordem de abertura da licitação da TransParaíba, o governador também deu Ordem de Serviço para a construção da Barragem Cacimbinha que representa um investimento de R$ 3,3 milhões e deve ficar pronta em cerca de oito meses.

A prefeita de São Vicente do Seridó, Graciete Dantas, agradeceu pela TransParaíba e também pela construção da Barragem Cacimbinha. “Essa barragem que o governador autorizou hoje o início da construção vai melhorar a qualidade de vida dos moradores deste município. O nosso sentimento é de gratidão ao governador por este compromisso assumido com o município. A barragem Cacimbinha é um sonho de muita gente e foi demanda do Orçamento Democrático. É com muita alegria que vemos o início da realização deste sonho. Agradeço também pela TransParaíba que vai representar o fim da falta de abastecimento de água para nosso povo”, comemorou.

Em Cubati, terceira cidade por onde a Caravana Curimataú passou, o governador Ricardo Coutinho foi recepcionado pelo prefeito Eduardo Dantas e centenas de moradores. “Estamos todos gratos pela atitude do governador de fazer esta grande adutora para trazer água para nosso povo. Cubati necessita muita da TransParaíba para poder se desenvolver e oferecer uma vida melhor para os moradores”, disse o prefeito Eduardo Dantas.

O presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia, lembrou que, apesar do momento de crise nacional, a Paraíba continua crescendo e implantando um novo pacote de obras para o bem da população. “Esta semana o governador anunciou o Programa Mais Trabalho, que inclui a TransParaíba, obra gigantesca que soluciona o problema da falta de água no Curimataú. O Estado vem se destacando no cenário nacional e mantendo o ritmo de obras. Essa caravana que acompanhamos leva uma boa notícia para as cidades beneficiadas com esta adutora. Vamos continuar trabalhando ao lado do Governo para fazer uma Paraíba cada vez melhor”, pontuou.



Secom

Nenhum comentário