Região

“Cooperativismo mineral constitui o principal instrumento para o desenvolvimento da pequena mineração no Seridó” - disse Antônio de Pádua Sobrinho.


Neste sábado, 03 de junho, o Pesquisador e téc em mineração, Antonio de Pádua Sobrinho, durante a apresentação do programa setor mineral em foco, transmitido pela Web Rádio Sussuarana de Frei Martinho, abordou vários temas ligados ao setor mineral Paraibano, destacando as principais substâncias minerais que ocorrem no estado e a importância do cooperativismo mineral na região do Seridó.

Segundo ele, o subsolo paraibano é constituído em grande parte por rochas e minerais de grande valor econômico, no litoral são encontradas  as seguintes substâncias:  Água mineral, Areia industrial, Areia para filtro, Argila branca, Calcário calcítico, Fosfato, Rutilo, Ilmenita, Cianita, Zirconita, na região de Boa Vista e Cubati,  Argila bentonítica,  no Vale do Piancó e Caatingueira, Ouro, ferro,  na região de Cajazeiras, Ferro, em todo o Estado são encontrados  minerais da construção civil e Argila para cerâmica vermelha,  exceto no litoral que não são encontradas  rochas para revestimento. No estado a região com maior potencial mineral é a do Seridó onde ocorrem as seguintes substâncias:  Água marinha, Albita, Berilo, Calcário dolomítico, Caulim, Columbita, Feldspato, Granada, Mica, Quartzito, Quartzo branco, Quartzo fumê, Quartzo róseo, Quartzo roxo, Quartzo transparente, Tantalita, Turmalina, Vermiculita, dentre outros.

“No Seridó os municípios com maior vocação mineira são: Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Frei Martinho, Junco do Seridó, Picuí e Várzea. Esses municípios sediam atualmente cooperativas de mineração que constitui o principal instrumento para o desenvolvimento da atividade mineral nesta região, porém esta cultura ainda não foi amplamente absorvida pela classe dos mineradores, para tanto é necessário o fortalecimento dessas entidades que surgi como instituição de fomento ao avanço tecnológico, social, ambiental e econômico à pequena mineração. ” Disse.



Setor mineral 

Sobre ClickPicuí

Radialista profissional, blogueiro e editor chefe do ClickPicuí.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.