https://picasion.com/

Últimas Notícias

Estudantes picuienses participam do 55º congresso nacional da UNE


Nesta última semana, estudantes de Picuí, cidade localizada no Seridó Ocidental paraibano, participarão do 55º Congresso nacional da UNE – União Nacional dos Estudantes. O encontro ocorreu entre os dias 14 a 18 deste mês, na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais.

O CONUNE - Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes é o maior fórum deliberativo da UNE e o maior encontro estudantil da América latina, reunindo estudantes de todo o país, de todos os estados e do distrito federal. É o momento de os jovens formularem, discutirem e construírem os rumos do movimento estudantil para os próximos dois anos. Durante o Congresso também é eleita à nova diretoria da UNE.

Durante o congresso todos participam, porém, apenas os delegados são aptos a votarem nas proposituras que o movimento estudantil irá executar durante os próximos dois anos de gestão da Entidade, as eleições para os delegados ocorrem nas universidades de todo o país, seguindo rigorosamente editais de comissões e eleições. A proporção de estudantes e delegados é de 1: 1000, ou seja, a cada 1000 mil estudantes se elege 01 delegado.

Nesta edição, participou representando o DCE – Diretório Central dos estudantes do IFPB campus Picuí as estudantes do curso de Agroecologia, Giuliane Karen e Julineide Gadelha; Representando a Escola Estadual Felipe Tiago Gomes, os estudantes Kayque Silva e Patrício Martins; o Estudante Jokinha Dantas estudante do curso de Geografia da UFCG Campina Grande, e o Presidente da UJS Picuí Joalisson Santos.

Este ano o movimento estudantil em Picuí, através da UJS - União da juventude Socialista cresceu muito, conseguimos neste ano dobrar o número de representantes, passando de 03 para 06 delegados. Este ano tivemos um grande abalo com o assassinato do nosso companheiro Neto Borges, que foi brutalmente assassinado a dois meses do congresso, que pela primeira vez ele iria participar como estudante universitário, todavia, o luto que nós trazíamos pela perda se transformou em combustível para a nossa jornada de luta em defesa dos direitos dos estudantes e dos trabalhadores de todo o país.

Saímos deste 55º CONUNE com a alma lavada, de saber a importância deste fórum e bater no peito e dizer: EU ESTIVE PRESENTE, neste ano, comemoramos 80 anos de história da UNE, que durante toda sua história nunca se furtou a está na vanguarda das lutas estudantis e trabalhistas, ocupando e resistindo, derramando suor e lagrimas e em muitas vezes tendo seu sangue derramado, corpos desaparecidos, sedes incendiadas e muitos assassinatos em público como o do presidente da UBES – União Brasileira dos estudantes Secundaristas Edson Luís de lima Souto, assassinado pela ditadura militar em 68.

A estudantada de todo o pais, de norte a sul, de leste a oeste, todos voltamos pra casa com a missão de nunca se calar perante uma injustiça, perante o desmonte na nossa educação, na nossa saúde, na nossa assistência, no nosso país. A partir de então, o estudante aglutina como sempre com o trabalhador e juntos vamos construir a GREVE GERAL DO DIA 30. A palavra de ordem agora é UNIDADE, o nosso inimigo está “à direita de nós”. Vamos ganhar as ruas no dia 30, pedir o #Foratemer, vamos mais uma vez ocupar as ruas pelas DIRETAS JÁ.

Acreditamos que neste momento, o atual presidente não tem base para continuar no governo, as reformas são arbitrárias e não atendem a população em sua ampla maioria. Um governo com menos de 3% de aprovação por parte da população não tem legitimidade pra continuar no cargo, mesmo este sendo fruto de um golpe. As reformas trabalhistas e previdenciárias é um assassinato em praça pública dos direitos dos trabalhadores, e mais, as reformas deixam fora os militares e políticos.

Não iremos nos calar, vamos ocupar as ruas e resistir, saímos com o direcionamento de todas as frentes estudantis de intensificar e mobilizar, de construirmos a greve geral do dia 30, derrubar o golpista Temer e requerer o direito do povo decidir através de eleições diretas, o povo que decide. #DiretasJÁ e #ForaTemer.



Assessoria

Nenhum comentário