https://picasion.com/

Últimas Notícias

Famup alerta para queda de receita dos municípios até outubro.


As crises econômica, política e hídrica continuam afetando os municípios de forma trágica.

A falta de empregos restringe o poder de compra e a consequente baixa na arrecadação de impostos.

Com a seca, as prefeituras são obrigadas a reservar recursos para gastar com carros-pipa. Além disso, a recorrente queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) onera ainda mais os municípios.

Se não bastasse tudo isto, deste mês até outubro haverá queda de receitas.
Foi o que contou em entrevista à Rádio Campina FM, o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes.

Ele disse que o que alenta os prefeitos é um repasse de 1%, que equivale a quase 80% do FPM mensal, que deve entrar nos cofres públicos municipais nos meses de julho e dezembro, além da repatriação que deve ser repassada no final de agosto.

– O que nos dá esperança é o repasse de 1%, que através do movimento municipalista, das federações de todo o país, e a CMN, conseguiu o direito do município receber esse percentual em todo o mês de julho de cada ano. Esse acréscimo dá quase um FPM, algo em torno de 80%. A repatriação também alcança esse percentual e deve ser repassado no final de agosto – disse.

O presidente da Famup orientou que os prefeitos usem os repasses de forma inteligente, podendo garantir metade do 13º salário dos servidores já no mês de junho e o restante em dezembro.

– Essas cotas extras nos tranquilizam e se o gestor estiver com suas contas em dia, vai terminar o ano de forma positiva. Mas, orientamos que é preciso cautela, porque até outubro vai ser de queda de receita – completou.

Tota ainda ressaltou que a Carta do Meio do Mundo, resultada da manifestação dos prefeitos, na praça de mesmo nome, localizada na saída para o Sertão, foi importante para a garantia do parcelamento do INSS.

O relator da matéria é o senador Raimundo Lira (PMDB) e no próximo dia 7 de julho, prefeitos da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte estarão reunidos novamente com o peemedebista, para discutir sobre o assunto.


*As informações repercutiram na Rádio Campina FM.

Nenhum comentário