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INSS vai disponibilizar ferramenta digital para paraibanos.


Novo modelo pretende reduzir atendimento presencial. 

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão contar em breve com um novo atendimento, agora de forma digital. A Paraíba já está em fase de testes para implantar o INSS Digital, que consiste em um novo sistema para transformar processos físicos em eletrônicos fazendo com que o atendimento seja o mais remoto possível. Além disso, o segurado poderá solicitar requerimento por meio de entidade representativa que tenha celebrado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o órgão.

Segundo informações do INSS – gerência Paraíba, a ideia do INSS Digital é promover qualidade de vida para os seus funcionários e mitigar problemas como falta de agências físicas. O projeto consiste na construção de um novo fluxo de atendimento – combinando aspectos presenciais e remotos – e promete revolucionar a atual forma de atender.

Nesta segunda-feira (5), gestores do INSS estão reunidos em Campina Grande com os presidentes e representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos municípios de Sousa, São Bento, Catolé do Rocha, Monteiro e Princesa Isabel. Também foram convidados representantes da Federação dos Trabalhadores da Paraíba.

O objetivo é apresentar o INSS Digital, que consiste na construção de um novo fluxo de atendimento para aumentar a capacidade da autarquia de reconhecer direitos. Os pilares do projeto são o processo eletrônico – agendamento pela Internet para o segurado, ou requerimento por meio de entidade representativa que tenha celebrado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS - e a distribuição das demandas entre as unidades.

Esse novo modelo de atendimento está sendo testado atualmente em agências de Mossoró (RN). Das 17 agências existentes, 14 já atuam com o novo sistema que consiste em transformar processos físicos em eletrônicos fazendo com que o atendimento seja o mais remoto possível. O cidadão protocola um requerimento pela Central 135 ou pela internet (Meu INSS) e vai até a unidade para digitalizar os documentos.

Para facilitar ainda mais existem os acordos de cooperação a serem firmados com prefeituras, empresas, sindicatos e outras entidades da iniciativa pública e privada. Essa dinâmica de atendimento é uma das principais premissas e reduzirá o atendimento presencial, pois o cidadão poderá requerer seu benefício por meio de entidade representativa.

Meu INSS
O Meu INSS é uma central de serviços do cidadão acessível por meio de senha validada diretamente pela internet. Por meio do portal é possível a emissão de extratos e consultas e, desde seu lançamento no início do ano, quase um milhão de usuários já validaram senha de acesso para a central.

O beneficiário acessa e acompanha todas as informações da sua vida laborativa, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados, no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Também está disponível Histórico de Crédito, Carta de Concessão, Declaração do Benefício (Consta/Nada Consta), Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual e Consulta Revisão de Benefício – Artigo 29.

Na ferramenta, é possível encontrar uma Agência da Previdência Social mais próxima, além de solicitar agendamento de Protocolo do Requerimento e de Perícia para obter algum serviço previdenciário e assistencial.
Para o cadastro, é preciso CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento. Algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário. Em caso de dúvidas, o cidadão pode ligar no 135.

Aplicativo
O INSS também disponibilizou para celulares Android o aplicativo do Meu INSS. Em breve, o App estará disponível também para celulares iPhone. Todos os serviços que estão no site também são encontrados no aplicativo que está na loja Play Store (Google). Importante destacar que, apenas o Meu INSS– e o e-Recursos – são oficiais.


Silvana Torquato/Jornal da Paraíba

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Radialista profissional, blogueiro e editor chefe do ClickPicuí.

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