INSS vai disponibilizar ferramenta digital para paraibanos.
Novo modelo pretende reduzir
atendimento presencial.
Beneficiários do Instituto
Nacional do Seguro Social (INSS) vão contar em breve com um novo atendimento,
agora de forma digital. A Paraíba já está em fase de testes para implantar o
INSS Digital, que consiste em um novo sistema para transformar processos físicos
em eletrônicos fazendo com que o atendimento seja o mais remoto possível. Além
disso, o segurado poderá solicitar requerimento por meio de entidade
representativa que tenha celebrado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o
órgão.
Segundo informações do INSS
– gerência Paraíba, a ideia do INSS Digital é promover qualidade de vida para
os seus funcionários e mitigar problemas como falta de agências físicas. O
projeto consiste na construção de um novo fluxo de atendimento – combinando
aspectos presenciais e remotos – e promete revolucionar a atual forma de
atender.
Nesta segunda-feira (5),
gestores do INSS estão reunidos em Campina Grande com os presidentes e
representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos municípios de Sousa,
São Bento, Catolé do Rocha, Monteiro e Princesa Isabel. Também foram convidados
representantes da Federação dos Trabalhadores da Paraíba.
O objetivo é apresentar o
INSS Digital, que consiste na construção de um novo fluxo de atendimento para
aumentar a capacidade da autarquia de reconhecer direitos. Os pilares do
projeto são o processo eletrônico – agendamento pela Internet para o segurado,
ou requerimento por meio de entidade representativa que tenha celebrado Acordo
de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS - e a distribuição das demandas entre as
unidades.
Esse novo modelo de
atendimento está sendo testado atualmente em agências de Mossoró (RN). Das 17
agências existentes, 14 já atuam com o novo sistema que consiste em transformar
processos físicos em eletrônicos fazendo com que o atendimento seja o mais
remoto possível. O cidadão protocola um requerimento pela Central 135 ou pela
internet (Meu INSS) e vai até a unidade para digitalizar os documentos.
Para facilitar ainda mais
existem os acordos de cooperação a serem firmados com prefeituras, empresas,
sindicatos e outras entidades da iniciativa pública e privada. Essa dinâmica de
atendimento é uma das principais premissas e reduzirá o atendimento presencial,
pois o cidadão poderá requerer seu benefício por meio de entidade
representativa.
Meu INSS
O Meu INSS é uma central de
serviços do cidadão acessível por meio de senha validada diretamente pela
internet. Por meio do portal é possível a emissão de extratos e consultas e,
desde seu lançamento no início do ano, quase um milhão de usuários já validaram
senha de acesso para a central.
O beneficiário acessa e
acompanha todas as informações da sua vida laborativa, como dados sobre
contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados, no Cadastro
Nacional de Informações Sociais (CNIS). Também está disponível Histórico de
Crédito, Carta de Concessão, Declaração do Benefício (Consta/Nada Consta),
Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual e Consulta Revisão de
Benefício – Artigo 29.
Na ferramenta, é possível
encontrar uma Agência da Previdência Social mais próxima, além de solicitar
agendamento de Protocolo do Requerimento e de Perícia para obter algum serviço
previdenciário e assistencial.
Para o cadastro, é preciso
CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento.
Algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário. Em caso
de dúvidas, o cidadão pode ligar no 135.
Aplicativo
O INSS também disponibilizou
para celulares Android o aplicativo do Meu INSS. Em breve, o App estará
disponível também para celulares iPhone. Todos os serviços que estão no site
também são encontrados no aplicativo que está na loja Play Store (Google). Importante
destacar que, apenas o Meu INSS– e o e-Recursos – são oficiais.
Silvana Torquato/Jornal da
Paraíba
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