https://picasion.com/

Últimas Notícias

Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba inicia triagem de gestantes para Caravana do Coração.


Profissionais da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba e da ONG Círculo do Coração iniciaram, nas Salas do Coração do estado, o “Estudo das Marias”. O estudo é uma espécie de triagem, no qual gestantes aleatórias de todos os municípios paraibanos, cujos nomes comecem com a letra M, serão avaliadas. Durante dez dias, técnicos de enfermagem, sob supervisão de enfermeiros da Sala do Coração e da equipe Circor online, realizarão a triagem nas gestantes, buscando selecionar as gestantes de risco que serão atendidas na Caravana do Coração.  A meta do estudo é atender aproximadamente três mil mulheres em todas as 21 salas do coração do estado.

Segundo a técnica da Gerência de Atenção à Saúde, da SES, Shênia Maria, a abordagem às gestantes foi incluída na Caravana do Coração deste ano por uma necessidade de desenvolver ações para combater a mortalidade materna. “A ideia do Estudo das Marias surgiu a partir de uma necessidade da SES de, frente ao cenário da mortalidade materna, desenvolver ações voltadas às gestantes. A abordagem às gestantes foi incluída na Caravana do Coração para que a gente possa otimizar o trabalho e o atendimento realizado. Os municípios identificam, de maneira aleatória, aquelas gestantes que os nomes começa com a letra m, e encaminha para a Sala do Coração mais próxima, onde serão realizados vários exames, como avaliação do IMC, checagem  da Pressão Arterial, testes de estímulo de glicose e de urina, além de testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite B. A partir dos resultados, a gestante será encaminhada para cuidados especializados, em caso de necessidade”, explicou.

Shênia disse ainda que, caso a gestante apresente um quadro mais grave, como pressão arterial muito alterada, por exemplo, ela é encaminhada para o obstetra do serviço. Em casos mais moderados, ela retorna para acompanhamento na Caravana do Coração. Já àquelas que os exames mostrarem resultados normais, será recomendado continuar o pré-natal na Rede de Atenção Básica.

“O Estudo das Marias é importante porque nos dá um retrato de como realmente está o cenário de acompanhamento das gestantes. A principal causa de morte materna na Paraíba é por síndromes hipertensivas. As mulheres têm a vivência da pressão arterial alterada durante a gestação e elas precisam de cuidados, que podem ser feitos na própria rotina de cuidado da Atenção Básica. Com o estudo vamos conseguir visualizar como essas mulheres estão, vamos poder identificar com total certeza as mulheres que estão vivendo uma gestação de alto risco e que precisam de acompanhamento no serviço de alto risco”, afirmou Shênia.

A técnica da SES destacou a importância dos gestores municipais de saúde cumprirem com o compromisso de encaminhar as gestantes para o estudo. “A ideia é que a gente consiga mobilizar os gestores, pois alguns secretários de saúde ficaram na responsabilidade de articular o transporte para levar essa gestante para as salas do coração, e desde sexta feira a gente tem visto que alguns não enviaram. Então quero lembrar o compromisso dos secretários municipais com a própria caravana, pois assim estarão olhando também para a questão da mortalidade materna na Paraíba”, concluiu Shênia Maria.

Salas do Coração – São 21 Salas do Coração instaladas nos municípios de João Pessoa, nas Maternidades Cândida Vargas e Frei Damião; no Hospital Edson Ramalho e no Hospital Pediátrico Arlinda Marques; em Campina Grande, no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), Hospital Escola da FAP e no Clipsi e nos Hospitais Regionais de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Pombal, Princesa Isabel, Monteiro, Guarabira e Itabaiana; Hospital Geral de Mamanguape; Hospital Materno Infantil, de Sousa; Hospital Distrital de Itaporanga, Maternidade Peregrino Filho, de Patos; Maternidade de Picuí; Hospital Municipal de Esperança e Hospital das Freiras e Maternidade, de Santa Rita.

As Salas do Coração são espaços físicos adequados para receber o Ecotaxi que é uma mala com todos os equipamentos necessários para fazer ambulatório de cardiologia (máquina de ecocardiografia, estetoscópio, tensiômetros), para os atendimentos ambulatoriais e diagnósticos emergenciais.

Caravana do Coração 2017 – A Caravana do Coração deste ano será realizada no período de 26 de junho a 8 de julho, e vai passar pelos municípios de Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Campina Grande, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Estes municípios sede receberão uma equipe de profissionais voluntários para realização de atendimentos a usuários do SUS referenciados pelos demais municípios das regiões de saúde da Paraíba.


Secom

Nenhum comentário