Últimas Notícias

Inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2018 podem ser realizadas até 9 de agosto.


A Secretaria de Estado da Educação (SEE) alerta os alunos da rede estadual, que tenham entre 15 e 18 anos e estejam cursando o Ensino Médio, que as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores se encerram no dia 9 de agosto. Para se inscrever o candidato deve acessar o site: http://www.jovensembaixadores.org/2018/ .

O programa oferece a jovens da rede pública a oportunidade de expandir seus horizontes e, ao mesmo tempo, fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

Os pré-requisitos para realizar a inscrição no programa são os seguintes: ter nacionalidade brasileira; ter entre 15 e 18 anos (candidatos deverão ter ao menos 15 anos em 09/01/2018 e não poderão completar 19 anos até 04/02/2018); ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior (caso o candidato já tenha participado de outro intercâmbio, este NÃO pode ter excedido 20 dias); jamais ter viajado aos Estados Unidos; ter boa fluência oral e escrita em inglês; ser aluno do Ensino Médio na rede pública; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; ter perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo; possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade e estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado, além de comprovar já ter realizado ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado.

O programa acontece sempre no mês de janeiro. Em regra, na primeira semana, os Jovens Embaixadores visitam a capital dos Estados Unidos, Washington-DC, e participam de oficinas sobre justiça social, voluntariado e liderança. Após a programação na capital americana, os Jovens Embaixadores viajam para estados-anfitriões, onde são hospedados por famílias voluntárias, frequentam aulas em escolas da região, participam de atividades de voluntariado, fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem seu perfil de liderança.

Veja abaixo informações complementares sobre atividades de voluntariado:

- Na escola (projetos de melhoria do meio-ambiente, Escola Aberta/Escola da Família/Amigos da Escola, monitoria, grêmio estudantil, etc.)

- Na comunidade (projetos de melhoria da comunidade desenvolvidos pela prefeitura, aulas de alfabetização/inglês/outras matérias para crianças com dificuldade de aprendizagem, ajuda a comunidades carentes, etc.)

- Na igreja (assistência aos mais carentes, projetos sociais, aulas de religião, cidadania e responsabilidade social para crianças, etc.)

- Em uma ONG (projetos com jovens em situação de risco, trabalho com minorias, meio-ambiente, etc.)

- Em asilos, creches, hospitais ou outras instituições assistenciais.

Todas as informações e instruções para a inscrição no programa estão disponíveis na página do Programa Jovens Embaixadores no Facebook (https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores).



Secom

Nenhum comentário