https://picasion.com/

Últimas Notícias

IFPB Picuí: Palestra sobre recursos hídricos movimenta comunidade acadêmica.


O Campus Picuí do IFPB recebeu, nessa terça, 14 de agosto, uma das maiores autoridades na área de recursos hídricos na América Latina para uma palestra sobre o tema “Água, Democracia e Desenvolvimento”. O palestrante foi José Esteban Castro, professor Emérito da Newcastle University, da Inglaterra, onde é pesquisador sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade. Esteban Castro é doutor em Ciência Política pela Universidade de Oxford, instituição em que foi professora da área de Geografia e Meio Ambiente. Ele é Pesquisador Principal do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Tecnológicas da Argentina e Correspondente da Academia Mexicana de Ciências.



A palestra foi uma ação conjunta do Instituto Federal da Paraíba com a UEPB, UFCG e do Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido (Conidis). Segundo o professor José Esteban, o problema da água está relacionado à falta de gestão dos governos e a solução passa pela questão política. Além de pesquisador, ele foi coordenador de estudos das políticas de promoção e participação privada nos serviços de água e saneamento na África, América Latina e Europa.

A diretora de Ensino do Campus Picuí, Hertha Cristina Pessoa, ressaltou a presença integrada de alunos, professores, coordenadores e diretores do Campus, além de gestores municipais, representantes de organizações civis e demais interessados que lotaram o mini auditório do IFPB na cidade.



Para debater com professor Esteban, foram convidados: Luis Henrique Cunha, Doutor em Desenvolvimento Socioambiental pela UFPA e professor da UFCG, Rozeane Albuquerque de Lima, Doutoranda em História da UFPE e Coordenadora do Conidis, e Francisco Roberto Sousa Marques, Mestre em Sociologia Rural pela UFPB e docente do curso superior de Agroecologia do IFPB Picuí.



Por *Ana Carolina 

Nenhum comentário