Últimas Notícias

Reitor da UFCG abre programação do 9º Festival Universitário de Inverno de Cuité


Exaltando a força da arte e da cultura e a grandeza do Festival Universitário de Inverno (FUI), o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vicemário Simões, abriu na noite dessa segunda-feira, dia 14, a nona edição do evento promovido pelo Centro de Educação e Saúde (CES) em parceria com a Prefeitura Municipal de Cuité.

“Por meio de eventos desta natureza, a universidade contribui ainda mais na transformação da realidade social de cidades como Cuité, não só economicamente, como é costumeiramente lembrado, mas também através da promoção da arte e da cultura local. Fico feliz em presenciar um momento como esse”, destacou o reitor.

O diretor do CES, Justino Filho, falou da atual crise de valores e da expressão universidade, como resistência, para realinhar o futuro da nação, e comentou sobre o prazer e desafio dar prosseguimento ao FUI, evento idealizado pelo ex-diretor Ramilton Marinho, homenageado na solenidade.

O prefeito municipal, Charles Camaraense, reiterou o compromisso de Cuité com o festival "pelo engrandecimento promovido à arte, cultura e educação do município e da região", afirmando que a prefeitura andará de mãos dadas com a UFCG, colaborando em outras ações.

O vice-diretor, Marciano Lucena, ao agradecer a presença especial dos estudantes, ressaltou a importância dos minicursos, palestras e mesas-redondas para o enriquecimento curricular.



A palestra de abertura foi proferida pelo professor Márcio Caniello, primeiro diretor do CES, que discorreu sobre as perspectivas das políticas públicas no Brasil.

Incisivo, Caniello começou declarando que sua fala poderia durar apenas 30 segundos, se fosse falar de perspectivas - "pois, pelo momento de crise que o país atravessa, elas são as piores possíveis". E prosseguiu comentando sobre os sistemas de governo e suas características.

Neste ano, o festival está sendo realizado em conjunto com outros eventos, a exemplo do I Simpósio de Políticas Públicas em Educação e Saúde da UFCG, a V Semana da Química do CES e I Workshop da Química da UFCG; o I Simpósio do Grupo de Estudos de Atualidades em Nutrição Clínica (Simnutri) e o I Workshop de Promoção da Saúde do Idoso.

Palestras, minicursos e mesas redondas estão sendo realizados no CES, no auditório do INSS e na Câmara de Vereadores de Cuité.

As apresentações culturais acontecem no CES, no Teatro Municipal Francisca Emília da Fonseca (Dona Chicota), Museu do Homem do Curimataú, Praça de Alimentação do Mercado Público Municipal, Praça Aniceto Pereira (Praça do Coreto), Praça Cláudio Gervásio Furtado (Praça Central), Arraial da Serra, entre outros espaços.

Todas as informações do 9º Festival de Universitário de Inferno, inclusive a programação completa poderá ser acessada no site do evento: http://www.fui.ces.ufcg.edu.br

Veja aqui a Programação Acadêmica: http://bit.ly/2fr6Yzj

Veja aqui a Programação Cultural: http://bit.ly/2vjAJ9j


Ascom UFCG -

Nenhum comentário