https://picasion.com/

Últimas Notícias

Campus Picuí vai participar do Congresso Latino-americano de Agroecologia.


O Núcleo de Estudos de Agroecologia (NEA) do Campus Picuí do IFPB vai apresentar a sua experiência no 6º Congresso Latino-americano de Agroecologia que acontece simultaneamente ao 10º Congresso Brasileiro da área e ao 5º Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno. Os eventos serão em Brasília, de 12 a 15 de setembro.

Cerca de 4.000 participantes são esperados nos eventos, organizados pela Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia (Socla) e promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). O objetivo é promover a troca de experiências por meio de palestras, feiras, rodas de conversa, estandes e apresentação de trabalhos científicos. O evento acontece na Semana do Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro.

O NEA do Campus Picuí vai participar do estande “Caminhos do Saber”, montado pelo Mec. Segundo o coordenador do NEA, professor Frederico Campos, o foco vai ser mostrar as experiências práticas desenvolvidas com foco no semiárido ao  longo dos seis anos de existência. O professor Fred adianta que oito projetos do IFPB vão ser apresentados à comunidade durante os eventos, com muita interatividade.

São eles: Sabores da Caatinga: Segurança alimentar; Gastronomia e valorização das espécies da Caatinga; Cactáceas Ornamentais – Valorização das espécies da Caatinga, Meio Ambiente e Desenvolvimento de comunidades rurais; Compostagem & Biofertilizante de liberação lenta (Fábrica de Solos) – Projeto em parceria com a Prefeitura Municipal de Picuí e pequenos agricultores locais; Recuperação de Áreas Degradadas com plantas xerófilas da Caatinga & Educação Ambiental; Plantando Latas D’água & Armazenamento de água in situ; Quintais Agroecológicos com plantio de frutíferas nativas e hortaliças orgânicas e ainda Alimentação de Ruminantes & Valorização da cultura da Palma Forrageira.

O Núcleo de Estudos de Agroecologia do Instituto Federal da Paraíba trabalha com extensão e pesquisa com foco em caatinga, semiárido e sustentabilidade, por meio de parcerias com atores locais, como pequenos agricultores, quilombolas, assentamentos, escolas municipais, organizações não-governamentais, além de órgãos municipais e estaduais. O Campus Picuí desenvolve as atividades a partir do curso superior de Tecnologia em Agroecologia, graduação que o IFPB também oferta no campus Sousa.

Representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, parceira do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, realizarão oficina com coordenadores dos Núcleos de Estudo em Agroecologia e produção orgânica dos Institutos Federais e com ministérios parceiros.

Também vão participar do evento o Instituto Federal do Acre (Ifac) falando do Pronatec Bolsa Verde, e a equipe do Bacharelado em Agroecologia e Pesquisa do IFSudeste de Minas, abordando o impacto dos agrotóxicos na saúde das pessoas, em parceria com a Fundação do Câncer de Muriaé. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) apresentará a experiência do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre formação de nutricionistas.


DGCOM do IFPB e Assessoria de Comunicação Social do Mec

Nenhum comentário