https://picasion.com/

Últimas Notícias

Projeto do vereador Jean Barros é destaque nacional no site da Confederação Nacional dos Municípios - CNM.

Vereador Jean Barros (PT)
Municípios integrantes do Projeto Reinserir aprovam Leis de incentivo a reinserção social.

Municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte estão dando importantes passos para a reinserção social de dependentes de álcool e outras drogas. Para isso, estão criando leis que garantem a recolocação profissional. Em Picuí (PB), um projeto, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, prevê a destinação de 5% das vagas em empresas contratadas pela prefeitura a pessoas que estejam em tratamento. O autor da ideia, vereador Jean Barros, conta que elaborou a proposta inspirado em um estudo lançado pelo Projeto Reinserir.


"A gente se sensibilizou em apresentar esse projeto a partir de uma palestra do Reinserir, que nós participamos, sobre redução de riscos. Eu achei fascinante a ideia que o palestrante falava sobre os dependentes químicos. Como a gente não conseguia fazer com que as pessoas evitassem aquela substância química, nós poderíamos minimizar os riscos", destacou Jean.

A lei prevê que os beneficiários integrem programas de tratamento contra a dependência. Outro Município preocupado em garantir a reinserção social é Carnaúba dos Dantas (RN). Um projeto que destina 1% das vagas de empresas que prestam serviço à prefeitura já foi aprovado na Câmara. "Proporcionar, no mínimo, a dignidade. É o trabalho que eles precisam. E precisam também do acompanhamento e essa lei vem para dar esse amparo legal", explica a vereadora Marli Medeiros, autora da proposta.

Além de Picuí e Carnaúba dos Dantas, Pedra Lavrada (PB) aprovou recentemente lei semelhante, com o mesmo objetivo de incluir dependentes em recuperação. Para incentivar iniciativas como essa, o Projeto Reinserir promove a campanha Reinserir para Transformar em 14 cidades da região do Curimataú e Seridó Paraibano.

A programação completa das atividades está disponível em www.reinserir.cnm.org.br



Com CNM

Nenhum comentário