https://picasion.com/

Últimas Notícias

7ª Feira do Empreendedor é aberta oficialmente no Rodoshopping, em Patos.


Mais de 3.200 pessoas compareceram à solenidade, nesta quinta-feira (5), incluindo os dirigentes do Sebrae Paraíba, o governador do Estado e instituições parceiras do Sertão.

A abertura da 7ª Feira do Empreendedor, realizada na cidade de Patos, Sertão paraibano, contou com a presença do Governador, Ricardo Coutinho, do deputado estadual, Nabor Wanderley, de gestores municipais, conselho deliberativo e dirigentes do Sebrae Paraíba, além de demais representantes das instituições parceiras dos micro e pequenos negócios e empreendedores da região. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (5), no auditório do Rodoshopping Edvaldo Motta, onde parte da Feira está instalada.

O governador Ricardo Coutinho liberou, na ocasião, mais de R$ 1,3 milhão em créditos do programa Empreender para 182 empreendedores de nove municípios do Sertão paraibano. O chefe do Executivo Estadual também fez a entrega simbólica de 20 motos, totalizando quase R$ 255 mil, por meio da linha de crédito Motociclista Profissional da cidade de Sousa.

Já o presidente do conselho deliberativo do Sebrae, Francisco Buega Gadelha falou sobre o potencial empreendedor, que se desenvolverá, e a economia da região, que se fortalecerá com a realização da Feira. Buega Gadelha ainda ressaltou características dos empreendedores paraibanos. “O empreendedor é, sobretudo, uma pessoa de ousadia a buscar suas competências para fazer o desenvolvimento acontecer. Quando instalado, qualquer negócio melhora a cidade. Nós estamos desenvolvendo, gerando valor que compense nosso esforço e que venha trazer empreendedorismo e renda aos moradores. É necessário dizer que o empresário procura se desenvolver fazendo seu dever de casa, buscando a se inserir num contexto globalizado”, falou.

Já o diretor superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, fez a abertura das falas na solenidade e começou agradecendo aos políticos, representantes das instituições e parceiros do Sebrae na região. “Esse é um momento muito importante, o Dia da Micro e Pequena Empresa (MPE), que surgiu a dois anos e que o Sebrae, junto com os pequenos negócios, tem conseguido estender para todo o Brasil. Todos os Sebrae, hoje, estão fazendo alguma atividade em comemoração a este dia. Aqui em Patos, iniciamos a maior Feira realizada no Estado”, enfatizou.

Em seguida, Walter mostrou dados gerais do desenvolvimento econômico da Paraíba. Segundo ele, os pequenos negócios representam 99% das empresas do Estado. Os empregos surgem, em 55% dos casos, nas Pequenas Empresas, que atualmente são responsáveis por 30% do PIB da Paraíba. Outro dado que ilustra esta posição empresarial consolidada é a taxa de mortalidade do Pequeno Negócio. Na Paraíba, as empresas “morrem” menos, com a 2ª menor taxa do Brasil, ficando abaixo apenas de Minas Gerais.

“A Paraíba é um Estado de pequenos empreendedores. Hoje, eles são chamados a sustentar o desenvolvimento desse país. O novo vetor do desenvolvimento dos países, segundo a China, é o empreendedorismo. Essa é uma realidade que não dá mais para esquecer. A Itatex, de Itaporanga, e a Isis, de Sousa, começaram pequenas e cresceram. Como elas, as empresas que ajudam o Estado a crescer têm o desenvolvimento muito forte. O mundo mudou e a tendência é continuar mudando. O processo de conhecimento é fundamental para enfrentar desafios”, disse.

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, considerou o Sebrae como responsável por estimular o empreendedorismo através do conhecimento. “A importância do Sebrae pode ser medida se imaginarmos o cenário de empresas sem o seu apoio. Sem as instituições do sistema S, o desenvolvimento ficaria comprometido. Convido as pessoas a observarem a Paraíba daqui a dezenas de anos. É um Estado que vem se abrindo a médio e longo prazo para importantes iniciativas. A energia eólica e a água no Cariri e no Sertão, já são uma realidade”, concluiu.

A Feira do Empreendedor é uma realização do Sebrae Paraíba com patrocínio do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Patos, Softcom, Caixa,  Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Santander, Tely, Yellow Green, Isis, Mc Flanelas, Sicred, Sicoob, Sescoop/OCB, Gráfica JB e apoio institucional do Fiep/Senai, Faepa/Senar e Fecomércio/Senac.



Assessoria 

Nenhum comentário