https://picasion.com/

Últimas Notícias

AÇÕES NA AGRICULTURA: Picuí é destaque em evento no RN.


O município de Picuí foi destaque numa mesa redonda promovida nesta quarta-feira (18) no município de Carnaúba dos Dantas RN, tendo como tema a sustentabilidade socioambiental do Seridó.

A atividade reuniu representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de estudantes e professores. O vereador e agroecólogo Ranieri Ferreira representou o Prefeito Olivânio Remígio no evento.  

Promovido pela Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas, o evento contou com a participação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Picuí, que foi representado pela professora Sílvia Cláudia.  

Experiências socioambientais  

Em Picuí, até o final do ano, serão investidos mais de R$ 1.300.000,00 em ações da Secretaria de Agricultura. Nos últimos sete meses, o município investiu R$ 771.020,03 em vários programas.  

Administrada pelo médico veterinário Valdir Dantas, os investimentos são frutos de uma visão estratégica adquirida pela experiência no programa “Um milhão de cisternas” em várias regiões paraibanas.  

Apesar da crise financeira dos municípios, o governo municipal recupera estradas, limpa poços, instalação cata-ventos, recupera bombas hidráulicas, abre cacimbas nos leitos de açudes assoreados e distribui caixas d’água, tanto na zona rural quanto na urbana.  

Ação pioneira no Brasil

Uma política inovadora foi a idealização e construção de uma fábrica de solos em Picuí. É a primeira experiência do tipo no país.   

A fábrica produz adubo a partir do lixo orgânico da cidade. Toda a matéria verde é recolhida e triturada no local. Depois, é armazenada em canteiros para a preparação do adubo.  

O insumo orgânico produzido é distribuído em três áreas experimentais, de acordo com o tipo de solo da região. Nelas, os técnicos da Secretaria de Agricultura testam espécies vegetais melhoradas para suportar os períodos de estiagem e resistir a pragas.  

Toda a experiência de Picuí foi relatada em Carnaúba dos Dantas deverá servir de exemplo para a adoção das mesmas políticas públicas nas administrações das cidades do Seridó.

Na imagem abaixo é possível notar a frente as leras com material orgânico triturado e, ao fundo, o adubo orgânico de alta qualidade produzido depois de 90 a 120 dias no processo de compostagem.



Ascom 

Nenhum comentário