https://picasion.com/

Últimas Notícias

Dia “D” de vacinação animal em Picuí foi sucesso.


A Prefeitura de Picuí, por meio da Secretaria de Saúde, esteve realizando o dia ‘D’ de campanha para vacinação animal foi de grande sucesso na zona urbana. Vários donos de animais domésticos levaram seus cães e gatos para vacinar seu animal de estimação contra a raiva animal. A campanha está acontecendo na zona rural e distritos há algumas semanas onde a vacinação tem sido realizada com grande colaboração da população.

A parceria entre a vigilância ambiental e sanitária, juntamente com os Agentes de Combate as Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) propicia uma maior cobertura das várias áreas do município. De acordo com Roberto Jalles, coordenador de vigilância ambiental, a campanha ainda continua casa a casa com os ACS e será divulgado no cronograma da saúde todos os dias no Jornal Municipal nas rádios locais. “Pretendemos fazer um último dia de fechamento em uma Unidade Básica de Saúde quando acabar as áreas dos ACS. Para esses que não conseguiram vacinar ainda”, disse a nossa reportagem.

A raiva é um vírus, uma zoonose (doença que pode ser transmitida dos animais para o homem) quase erradicada atualmente, mas, mesmo assim, muito temida. Isso porque a taxa de mortalidade da doença, que atinge apenas mamíferos, é de quase 100%.  Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental.  O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida. 


Ascom

Nenhum comentário