Educação profissional integrada ao setor produtivo.
Na região do Seridó
Paraibano o setor mineral possui um potencial de absorção de força de trabalho
para a área de mineração. Portanto, com o objetivo de dinamizar as aulas do
curso Técnico em Mineração da Escola Estadual Pe. Jerônimo, e a aprendizagem
profissional, aproximando os estudantes da realidade que irão enfrentar no
futuro, de maneira qualificada, fortalecendo e consolidando o ensino
profissionalizante oferecido pela escola, por meio do Projeto: CONHECENDO A
CADEIA PRODUTIVA DE BASE MINERAL DO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA E CIDADES
CIRCUNVIZINHAS POR MEIO DA ARTICULAÇÃO E INTEGRAÇÃO COM O SETOR PRODUTIVO DA
REGIÃO estão sendo realizadas visitas técnicas as empresas de mineração
localizadas no município de Santa Luzia e cidades circunvizinhas, integrando a
educação profissional oferecida pela escola ao setor produtivo da região,
fortalecendo o vínculo escola/empresa.
Nesta quinta-feira, 28 de setembro
de 2017, os alunos estiveram na cidade de Junco do Seridó, na ocasião puderem
dialogar com empresários do setor, conhecer a cadeia produtiva de base mineral
do município, desde a lavra, passando pelo beneficiamento até a comercialização
do caulim principal substância explorada.
Segundo o Professor Pádua, orientador
do projeto, o Art. 36 §6º da lei da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996,
determina que os sistemas de ensino devem implementar vivências práticas de
trabalho no setor produtivo, estabelecendo parcerias e fazendo uso de
instrumentos estabelecidos pela legislação sobre aprendizagem profissional,
conforme previsto no Artigo 11 do Decreto nº 2.208, através de procedimentos,
certamente ágeis, eficientes e desburocratizado. “ Por isso, a realização deste
projeto está sendo de extrema importância, pois aproxima os estudantes da sua
realidade, e mais do que isso, a articulação entre a escola e o setor produtivo
da região dão suporte e referencial ao reconhecimento de competências
adquiridas em diferentes situações, dentro e fora do espaço. ” Disse.
“Estamos aperfeiçoando a
prática profissional dos futuros técnicos em mineração. A partir de atividades
como essas, os alunos conhecem e compreendem melhor a futura profissão,
trazendo ganhos significativos na qualificação profissional deles que, em
breve, serão inseridos no mercado de trabalho” – Destacou.
*Antonio
de Pádua
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