Últimas Notícias

Governo da Paraíba abre 2ª etapa da vacinação contra a febre aftosa na próxima quarta-feira.

Imagem ilustrativa
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, com participação da Gestão Unificada, abrirá na próxima quarta-feira, dia 1º de novembro a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. O lançamento da campanha acontecerá às 9h, na Estação Experimental da Emepa em Umbuzeiro.

A campanha será executada pelos técnicos da Defesa Agropecuária com participação dos técnicos da Emater/PB, Deverão ser vacinados cerca de 1,3 milhão cabeças de gado, entre bovinos e bubalinos, durante o mês de novembro.

O secretário da Sedap, Rômulo Montenegro, solicita o apoio e a mobilização dos criadores, a fim de chegar ao final da campanha, no dia 30 de novembro, com 100% de cobertura vacinal.

A campanha terá início em todo país sob a coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e com a participação dos serviços veterinários estaduais e do setor agroprodutivo.

“O país segue na luta contra a febre aftosa em busca ficar livre da doença. A Paraiba é um dos estados que possui certificação de Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação, sendo um dos estados pioneiros no combate à enfermidade. O Governo por meio da Sedap atua para assegurar a sanidade do rebanho, e é responsável por conduzir uma política de saúde animal no estado através de ações essenciais junto à Defesa Agropecuária a fim de ampliar a possibilidade de liberação da vacinação total do rebanho no Estado, e a colaboração dos criadores será essencial para conseguirmos esse feito”, disse o secretário.

O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Serviço

A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa na Paraíba acontece em duas etapas:

1ª Etapa: 1° a 31 de maio para todo o rebanho bovino e bubalino.

2ª Etapa: 1° a 30 de novembro para o rebanho bovino e bubalino com idade de 0 a 24 meses.

Operação:

A Gerencia da Defesa Agropecuária do Estado (Geda) indica a seguinte prática sobre a vacinação:

- Adquirir quantitativo de doses de vacinas compatível com o rebanho a ser vacinado;

- Adquirir vacinas em Casas Revendedoras de Produtos veterinários cadastradas no Estado;

- Vacinar os animais conforme indicação técnica (dose, agulha, local de aplicação, sem estresse, etc.);

- Após a vacinação e de posse do Cupom Fiscal e listagem dos animais vacinados por sexo e faixa etária fazer a Declaração obrigatória em um dos escritórios da Geda, Emater e Ulsaves;

- Lembrar que apenas vacinar os animais não oficializa a vacinação. É necessária e obrigatória a Declaração para que o cadastro fique liberado para que os animais circular dentro e fora do Estado. Liberados com Guia de Trânsito Animal (GTA),

- O procedimento é o mesmo para a vacinação dos animais com idade até 24 meses;

- Declarar a vacinação nos escritórios mais próximo, lembrando que aquele criador que não possuir animais abaixo de 24 meses, devem declarar todos os animais existentes em suas propriedades.



Com Secom 

Nenhum comentário