Últimas Notícias

Dentista explica 'milagre' de dente que parou tiro e aponta o herói: 'Um siso'.


O turista que sobreviveu graças a um dente, após ser atingido por um tiro na nuca durante uma tentativa de assalto em Bertioga, no litoral de São Paulo, pode ter sido salvo por um dos dentes do siso. A bala foi 'amortecida' pelo dente, que acabou quebrando, e evitou que a vítima tivesse mais ferimentos. Segundo especialistas ouvidos pelo G1, o 'dente salvador' é um molar, considerado o mais forte e resistente de todos e que costuma ser retirado na adolescência.

De acordo com o professor Rui Sampaio, do curso de odontologia da Unimes, o 'polêmico' dente do siso, que causa medo e apreensão e é considerado um 'vilão' entre pessoas de todas as idades, é o candidato a 'herói' da vez. "Pelo que observei, o assaltante deu um tiro que entrou pela nuca e atravessou pela lateral, próximo à orelha da vítima. Quando chegou próximo ao maxilar, bateu no dente e perdeu força", explica.

Para o dentista Rui Sampaio, o calibre da arma deveria ser pequeno pois, se fosse algo mais elaborado, poderia ter causado mais estragos e, muito provavelmente, matado a vítima. “A sorte do aposentado é que um molar foi atingido. Os molares são os maiores e mais fortes dentes que temos. Se fosse outro, poderia ter passado pelo dente”, conta.

Sampaio também explicou as imagens do dente divulgadas pela Polícia Civil. “Na foto divulgada, o que vemos é a coroa do dente molar da vítima que foi quebrada com o impacto da bala e separada da raiz, que pode ter ficado ainda na boca do paciente”, analisa o docente. De acordo com Rui, se o aposentado quiser poderá fazer uma reabilitação com o implante de um novo dente.

Caso

O crime aconteceu na Praia do Indaiá, em uma das principais avenidas de Bertioga. As quatro vítimas estavam dentro de um carro de luxo estacionado, conversando, quando os suspeitos se aproximaram e começaram a roubar os pertences do quarteto. Um dos suspeitos, assustado, acabou disparando contra o aposentado.

De acordo com o chefe dos investigadores da Delegacia de Bertioga, Nivaldo Ribeiro, que acompanhou de perto toda a apuração sobre o caso, a situação é inédita, já que a bala entrou pela nuca, ficou alojada e, como maior dano, a vítima teve apenas um dente quebrado.

Segundo informações da polícia, Matheus Sena, de 18 anos, e um adolescente, de 17, foram presos por conta do crime. Eles foram reconhecidos por dois casais de turistas que haviam sido vítimas do assalto.



G1

Nenhum comentário