Últimas Notícias

Trabalhos de escolas do Curimataú, premiados na FERC, farão parte de Mostra Internacional de Ciências.


Ciência Jovem 2017 acontece de 09 a 11 de novembro em Recife

Três escolas do Curimataú paraibano que tiveram trabalhos premiados na Feira Regional de Ciências das Escolas do Curimataú - FERC, organizada pelo Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité, receberam carta de aceitação para apresentação desses projetos na Mostra Internacional de Ciências ‘Ciência Jovem (CJ)’, promovida pelo Museu de Ciência Espaço Ciência, localizado no Memorial Arcoverde em Olinda-PE. A mostra acontece entre os dias 09 (quinta-feira) e 11 de novembro, no Paço Alfândega, em Recife-PE.

O estado da Paraíba teve quatro trabalhos aceitos, dentre esses, três são da região do Curimataú. São eles: ‘Conhecendo a zona rural do município de Cuité, através da construção de um mapa’, orientado pelo professor Francisco Wagner da Escola Municipal Julieta de Lima, Cuité-PB; ‘A Iniciação Científica como proposta para o Ensino de Ciências da Natureza’, orientado pela professora Aline Lima da Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB; ‘O uso da Robótica Educacional no estudo de próteses para amputados’, orientado pela professora Érika Suely da Escola Estadual Professor Lordão de Picuí-PB.

Esta última equipe receberá ajuda de custo do Espaço Ciência para a hospedagem e alimentação de toda a equipe. O Espaço Ciência destina esse custeio para a escola que apresentar maior IDEB dentre todas as inscritas em cada unidade federativa.

O Ciência Jovem está na sua 23ª edição e reúne centenas de trabalhos desenvolvidos por alunos e professores da educação básica de todo o país e do exterior em três categorias. Para participar da exposição, os trabalhos passam por um criterioso processo seletivo.

Organizador da FERC, o professor José Carlos de Freitas Paula destaca que o resultado reflete, em alguma medida, a atuação da UFCG na região do Curimataú, através dos programas institucionais existentes no CES. “Os professores coordenadores da FERC estão entusiasmados com esses resultados, pois a feira tem dado visibilidade e promovido articulação entre os autores dos trabalhos escolares da região”, revelou.

Ele ainda informa que a próxima edição da FERC será realizada no mês de maio de 2018. O evento geralmente acontecia em novembro de cada ano. A alteração da data ocorre para que a FERC - afiliada ao CJ desde o início de 2017 - tenha mais espaço para indicar os projetos para o CJ daquele mesmo ano.
O Edital da V FERC deve ser publicado até o início de 2018.



Ascom CES/UFCG

Nenhum comentário