https://picasion.com/

Últimas Notícias

Após 3 anos de execução, Reinserir comemora resultados positivos.


Após três anos de trabalho, o Projeto Reinserir, realizado em 13 Municípios do Seridó paraibano e em Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte, está em fase de conclusão. Os números da iniciativa que prevê o trabalho integrado das redes de educação, saúde e assistência social em conjunto com a sociedade civil para gerar oportunidades de reinserção social de ex-usuários de drogas são extremamente positivos. Foram mais de 70 atividades realizadas. Entre elas, a entrega de um diagnóstico para cada um dos Municípios, oficinas de capacitação, Fóruns e Audiências Públicas.

De acordo com a coordenadora técnica do Projeto Reinserir, Rosangela Ribeiro, o projeto alcançou os objetivos propostos. "Uma primeira experiência pioneira no país no sentido de que já tem resultados concretos. Temos usuários sendo reinseridos dentro dessa metodologia, do trabalho em rede e da articulação dos técnicos com o Executivo e com o Legislativo. Nós já temos leis municipais aprovadas onde se assegura o direito ao cidadão a oportunidade de ser reinserido socialmente, à sua comunidade", explica.

Entre os principais resultados, está a aprovação de leis de incentivo a Reinserção Social. Até o momento, cinco municípios já aprovaram leis nesse sentido. São eles: Picuí, Pedra Lavrada, Sossego e Cuité, na Paraíba, e Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte. Em Nova Palmeira e Olivedos, falta apenas a sanção do Executivo. As demais cidades estão discutindo projetos nesse sentido. Rosangela Ribeiro comenta a participação dos representantes do projeto nos resultados positivos. "Muitos disponibilizaram tempo, coragem e dedicação, porque é um trabalho voluntário. Um trabalho feito em equipe. Mas conseguiram se envolver da mesma forma, dedicar seu potencial como trabalhador e como um representante de seu município, da sociedade", destaca.

Outra ação positiva junto à comunidade em geral foi a entrega de uma distinção para quem auxilia a reinserção. O Selo de Parceiro do Projeto Reinserir foi concedido a comerciantes que se comprometeram a não vender bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes ou que oferecem espaço para a contratação de ex-usuários. Instituições públicas que monitoram casos de reinserção e Municípios que aprovaram leis de incentivo à reinserção social também foram condecorados. O Projeto Reinserir é uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios, apoiada pela União Europeia.



Reinserir 

Nenhum comentário