https://picasion.com/

Últimas Notícias

INSS informa que 200 mil segurados já podem receber benefício da aposentadoria.


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estima que, a partir deste mês, cerca de 200 mil segurados poderão dar entrada no pedido de aposentadoria sem precisar ir a um posto de atendimento. Cinco mil segurados que estão aptos a conseguir a aposentadoria por tempo de contribuição - 35 anos de recolhimento, para homens, e 30, para mulheres - já serão notificados por meio de carta nas próximas semanas. Os demais 195 mil serão avisados ao longo do ano. Para autorizar o novo procedimento, o INSS publicará uma portaria mês que vem.

No caso da aposentadoria por tempo de contribuição foi realizado um levantamento em que se constatou que há cerca de 200 mil agendamentos marcados para solicitação desse benefício. Dessa forma, está sendo feita uma filtragem para averiguar, nessa primeira leva, quais podem ter o benefício concedido de forma automática, ou seja, os casos que não precisam de avaliação social ou pericial nem do cumprimento de ‘exigências’ (entrega de documentos ou informações ausentes) ou casos de excepcionalidades tais como quando há contagem de tempo especial.

Até o momento já foram concedidas 200 aposentadorias por idade, urbanas, de forma automática e 300 segurados preferiram não dar andamento ao pedido mesmo tendo recebido o comunicado. Ainda não foram divulgados os dados por estado, segundo a assessoria do instituto.

No próximo mês, outros benefícios e serviços também poderão ser concedidos e realizados automaticamente, tais como a Aposentadoria por Tempo de Contribuição e Salário Maternidade - urbanos e rural. Além disso, será possível também a atualização de endereço diretamente pelo site do INSS. Atualmente, esse serviço pode ser realizado pelo 135 ou diretamente em uma Agência da Previdência Social.

Como funciona

No modelo convencional, quando um segurado realiza um agendamento no INSS, ele apenas marca uma ida a uma agência para daí formalizar o pedido e entregar os documentos. Já no novo modelo, o segurado que possui todas as condições entra em contato com o INSS, pela internet ou telefone, para dar entrada no pedido (‘requerimento’). E, uma vez constatado que as informações nas bases cadastrais do INSS estão corretas, o benefício é concedido automaticamente.

Ao receber a notificação de que tem direito à aposentadoria por idade e, caso tenha interesse em receber o benefício, o cidadão confirma diretamente pelo 135 ou inss.gov.br. Neste caso, o INSS envia outro comunicado já com as informações sobre o pagamento do benefício. Também é possível conferir essas informações diretamente no site do INSS, na seção 'Meu INSS', e pelo aplicativo para celulares.

Integral

Após filtragem, o INSS entrará em contato com os segurados que possuem o direito ao benefício, por carta e e-mail. Também será possível saber do direito à aposentadoria diretamente pelo Meu INSS. Importante ressaltar que o INSS não envia mensagens eletrônicas.



Jornal Correio 

Nenhum comentário