https://picasion.com/

Últimas Notícias

ATENÇÃO: Previsão é de chuvas acima da média na PB para março, abril e maio de 2018.

Imagem ilustrativa
Após sete anos de estiagem, a Paraíba deve ter chuvas na média, ou acima da média nos meses de março, abril e maio deste ano. A previsão foi divulgada nesta quinta-feira (22) durante segunda Reunião de Análise Climática para o Semiárido do Nordeste Brasileiro, que aconteceu no Rio Grande do Norte.

Esse encontro revela como devem ser as chuvas nos próximos três meses para os estados da Paraíba, Ceará e Rio grande do Norte. Segundo os órgãos integrantes, a expectativa é de que as chuvas sem bem melhores que os últimos, quando as chuvas foram abaixo da média. O meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Bristot explicou o porquê da mudança.

“O Oceano Pacífico manteve a condição de uma grande área com águas mais frias. Já o Oceano Atlântico manteve um aquecimento, principalmente, na faixa equatorial e o Atlântico Norte resfriou. Isso trouxe um aumento, além da probabilidade da categoria (de chuvas) se acima do normal, provocando um aumento de chuvas nessa área do Nordeste. Isso significa dizer que nos meses de março, abril e maio, as chuvas serão acima do normal”, disse Gilmar Bristot.

Chuvas na Paraíba

Desde o início deste ano, as cidades do Sertão da Paraíba estão registrando os maiores índices de chuva do estado. Carrapateira até o momento teve o maior volume com 375,5 mm entre o dia 1º de janeiro até esta quinta-feira (22).

Na lista de 10 cidades com maiores registros de chuvas neste ano, além de Carrapateira, estão Cajazeiras (371,5 mm), São Domingos (366 mm), Sousa (3635 mm), Cajazeirinhas (362,3 mm), Cachoeira dos Índios (333,8 mm), Igaracy (331,8 mm), Itaporanga (328,1 mm), Monte Horebe (305,7 mm) e São Bentinho (305,3 mm).



G1

Nenhum comentário