https://picasion.com/

Últimas Notícias

Campanha de vacinação contra gripe começa na próxima segunda-feira.



Este ano campanha de vacinação será feita por grupos; confira divisão

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na próxima segunda-feira (23) e segue até o dia 1ª de junho. A meta é vacinar 90% das pessoas que integram o grupo de risco e assim garantir uma proteção para a população. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Este ano a campanha de vacinação será feita por grupos e os primeiros a serem vacinados serão os trabalhadores da saúde da rede hospitalar, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Esses trabalhadores serão imunizados no local de trabalho a partir desta segunda (23), de acordo com um cronograma estabelecido em conjunto com as direções dos serviços. Já os que trabalham em clínicas particulares e em outros serviços da saúde poderão ser imunizados a partir do dia 25, nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

De acordo com o chefe da Seção de Imunização da SMS, Fernando Virgolino, os trabalhadores de saúde são os primeiros a serem vacinados devido ao seu grau de exposição em seu ambiente laboral. “Quando vacinamos os usuários que integram os grupos de risco conseguimos criar uma proteção para toda a população”, explica.

Nesta campanha, além dos idosos a partir de 60 anos serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Para ser vacinado o usuário deve compor um dos grupos prioritários para vacinação e comprovar estar inserido no grupo no momento da imunização. As vacinas estarão disponíveis em todas as salas de vacinação das Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital, além do Centro Municipal de Imunização (CMI), no antigo lactário da Torre.

“No caso de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais o usuário deverá se direcionar aos postos de vacinação com prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação”, explica o chefe da Seção de Imunização, Fernando Virgolino.

Confira as datas da vacinação por grupos:

23/04 a 04/05 – Trabalhadores de Saúde da rede hospitalar, UPA e SAMU;

25/04 – Início da vacinação dos trabalhadores de saúde, gestante e puérperas nas USFs;

30/04 – Início da vacinação de crianças, idosos, portadores de doença crônica;

07/05 – Inicio da vacinação dos professores de escolas públicas e privadas

12/05 – Dia “D” todos os grupos prioritários


Com Jornal da Paraíba

Nenhum comentário