https://picasion.com/

Últimas Notícias

Marcha: de pires na mão, prefeitos invadem Brasília por mais recursos



Famup deve levar 400 gestores públicos da Paraíba para o evento

De pires na mão, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todo o país invadem o Distrito Federal nesta segunda-feira (21) para pedir mais recursos do governo e aprovação pelo Congresso Nacional da pauta municipalista. A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) deve levar 400 gestores públicos para a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, que se estenderá até quinta-feira (24), vai ser realizado Centro Internacional de Convenção, em Brasília.

Com o tema “Compromisso com o Brasil”, a Marcha contará com a presença do presidente da República, Michel Temer, e ministros, durante a sessão solene de abertura, e dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Eunício Oliveira (MDB-CE), além de diversos outros parlamentares, que também são aguardados pelos mais de cinco mil gestores municipais já inscritos. Também haverá debates dom oito pré-candidato à Presidência da República.

O presidente da Famup, Tota Guedes, destaca que a Marcha vai discutir questões estratégicas para o desenvolvimento dos municípios. Ele encaminhou a proposta de discussão sobre a partilha dos royalties do pré-sal como forma de promover maior estabilidade para as cidades, bem como as políticas públicas de abastecimento, a exemplo do uso do Carro Pipa, o pacto federativo, aumento dos programas sociais e melhor distribuição de renda para os municípios.

“A Marcha é considerada um dos maiores eventos municipalistas do mundo, sendo realizada pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) em parceria com as entidades estaduais e microrregionais municipalistas.

Durante quatro dias, a capital do poder estará imersa no universo municipal. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais agentes municipalistas esperam levar em suas bagagens, na volta à sua realidade local, respostas à esperança de mudanças significativas nas relações federativas, o que impacta diretamente na vida da população”, explica Tota Guedes.

Debate com presidenciáveis

Oito pré-candidatos à presidência da República já confirmam presença na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que começa na próxima segunda-feira, 21 de maio. O evento deste ano reserva dois momentos para receber os presidenciáveis e debater as prioridades dos governos locais e as necessidades de mudanças estruturais da federação brasileira. Os painéis ocorrem nos dias 22 e 23, a partir das 14h.

Na programação do evento, promovido anualmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), estão previstos quatro candidatos por dia. Na terça-feira, 22, os municipalistas receberão, em painéis individuais, Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), e Manuela D’Ávila (PCdoB). Já no dia 23, confirmaram presença Jair Bolsonaro (PSL), Afif Domingos (PSD), Geraldo Alckmin (PSDB) e Henrique Meirelles (MDB). Ainda na quarta-feira, está programada a leitura de uma carta de Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT.

Após exposição, os presidenciáveis responderão questionamentos sobre os principais problemas enfrentados atualmente nos Municípios, de Norte a Sul do País, inclusive em relação à partilha de competências e dos recursos entre os Entes federados. Além de conhecer as propostas de governo, a expectativa do movimento municipalista é obter do futuro presidente da República o compromisso com a causa municipalista.

Os painéis serão conduzidos pelo atual presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski.


Jornal da Paraíba

Nenhum comentário