https://picasion.com/

Últimas Notícias

SELO UNICEF: Picuí participará de capacitação para garantir avanços nas políticas públicas e de impactos sociais.


O Município de Picuí faz parte dos 169 municípios da Paraíba que se reunirão com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, entre os dias 14 e 18 de maio, nas cidades de Pombal, João Pessoal e Campina Grande. A representação picuiense será composta pela Secretária de Assistência Social, Keiles Lucena (foto), Francinete Cunha, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Picuí e Gustavo Guedes, representante do NUCA. 

O encontro com os representantes dos municípios paraibanos faz parte do segundo ciclo de capacitações do Selo Unicef Edição 2017-2020 e nessa edição, o evento incluirá a apresentação da situação atual dos indicadores sociais dos participantes. Na Paraíba, a capacitação conta com a parceria da Casa Pequeno Davi e Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) e terá a participação dos representantes da UNICEF no Brasil Esperanza Vives e Robert Gass.

O segundo ciclo de capacitação pretende repassar orientações sobre quais indicadores sociais serão monitorados pelo UNICEF e como isso será feito, além de apresentar e disponibilizar um amplo acervo de material e ferramentas de apoio às ações do Selo. O evento visa ainda iniciar a organização do Primeiro Fórum Comunitário, espaço que garantirá que a população possa participar da elaboração do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes dos municípios inscritos para a conquista do selo. “Esse encontro apresenta os pontos de partida. Esperamos que os participantes conheçam e entendam as linhas de base e sintam-se preparados e motivados a implementar as atividades necessárias. O Selo UNICEF é uma iniciativa que traz mudanças reais para o município, mas para isso é preciso um trabalho intersetorial e integrado de gestão com foco em resultados concretos. A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o selo avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa”, destaca Jane Santos, especialista em programas do UNICEF.
Francinete Cunha, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Para conquistar o selo UNICEF os municípios paraibanos serão avaliados por meio de indicadores quantitativos e qualitativos relacionados com eixos de Impacto Social, feito através da comparação da situação inicial e final disponíveis nas fontes nacionais oficiais de informação; e a pela avaliação das ações estratégicas de políticas públicas e de participação Social, por cada ação desenvolvida e comprovada. Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Serão automaticamente desclassificados os municípios participantes que forem suspeitos de ocorrência de corrupção ou violação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “O Selo UNICEF propõe que os municípios conheçam e acompanhem o desempenho de 11 indicadores de impacto social e desenvolvam estratégias para melhorá-los. Para gerar evolução nos indicadores, é fundamental que os municípios desenvolvam ações, programas e políticas públicas que busquem contribuir na melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes”, destacou a representante adjunta do UNICEF no Brasil, Esperanza Vives.

Ao final das avaliações, serão certificados com o Selo UNICEF – Edição 2017-2020 apenas os municípios que alcançarem, simultaneamente, as pontuações mínimas tanto no eixo das Ações Estratégicas e quanto no eixo dos Indicadores de Impacto Social, conforme estabelecido no edital do programa. Para esta edição do selo participam 1.913 de municípios de 18 estados brasileiros.

Em João Pessoa o evento acontece no dia 14, das 8h às 16h, no Hotel Xênius. Na cidade de Campina Grande o ciclo acontecerá nos dias 15 e 16, das 8h às 16h, no Centro Cultural Lourdes Ramalho. Já em Pombal a capacitação acontecerá nos dias 17 e 18, das 8h às 16h, na sede da Secretaria Municipal de Educação do Município.
 
Gustavo Guedes, representante do NUCA.
Sobre o UNICEF: O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Ascom

Nenhum comentário