Correntistas do BB poderão fazer consultas por Whatsapp e Twitter.
A partir da próxima semana,
os clientes do Banco do Brasil (BB) poderão fazer consultas por meio das redes
sociais Whatsapp e Twitter, sem a necessidade de entrar no aplicativo da
instituição financeira no smartphone. O banco também ampliou as transações financeiras
que podem ser realizadas por meio da função Messenger do Facebook, que já estão
disponíveis para quem usa a rede social.
Todas as operações serão
realizadas por meio de inteligência artificial. De acordo com o banco, a
solução é pioneira no Brasil e totalmente segura porque as informações são
criptografadas de ponta a ponta. Os clientes também poderão pedir atendimento
humano para tirar dúvidas, caso necessário.
No Whatsapp, estarão
disponíveis inicialmente oito transações: consultas a saldos e extratos de
conta corrente e poupança, saldo de Certificado de Depósito Bancário (CDB),
extrato de fundos de investimento, rastreio e fatura de cartão. Basta o cliente
adicionar o número (61) 4004-0001 em seu celular e iniciar uma conversa pelo
aplicativo de bate-papo, que enviará um código de ativação e pedirá a senha de
oito dígitos (a mesma usada para acessar a página do banco na internet).
No Twitter, o correntista
poderá fazer consultas de saldo e extrato, além de tirar dúvidas e requerer
atendimento no serviço de atendimento ao cliente (SAC). Basta enviar uma
mensagem privada para o perfil da instituição financeira (@bancodobrasil).
Ampliação
Depois de três meses de
teste com cerca de mil clientes, o Banco do Brasil ampliou as transações
disponíveis pela função Messenger (comunicador privado) do Facebook. O
correntista pode realizar as seguintes transações: consulta de extrato de conta
corrente, checagem da fatura do cartão de crédito, rastreio de cartão,
poupança, CDB e fundos de investimento.
Em agosto do ano passado, o
banco usou a inteligência artificial, que responde em linguagem natural e
aprende continuamente com as interações, para tirar dúvidas na função Messenger
do Facebook. A plataforma registrou mais de 500 mil interações e cerca de 60 mil
clientes respondidos. De acordo com o BB, 30% dos atendimentos foram feitos por
seres humanos.
Agência Brasil
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